Super Mario World - Super Nintendo

Super Mario World - Super Nintendo

Lançado pela Nintendo em 1990 o jogo Super Mario World foi um sucesso. Ao todo foram Vendidas mais de 20 milhões de cópias do jogo. Veja mais detalhes abaixo!

O Jogo Super Mario World é bem parecido com os jogos que foram lançados anteriormente. Como em todos os jogos de plataforma o jogador passa por diversas plataformas, inimigos e também por muitos obstáculos.

Dessa vez o objetivo é resgatar a Princesa Peach das mãos do vilão Bowser. Para isso Mario deverá passar por muitos desafios até chegar ao Castelo do Bowser. Super Mario World é definitivamente um excelente jogo.

 

 

História do Jogo Super Mario World

A história do jogo se inicia na Terra dos Dinossauros (Dinosaur Land). Mario, Luigi e a Princesa Peach estavam de férias após Mario ter derrotado o Bowser na Aventura anterior. Porém, como sempre a Princesa Peach desapareceu misteriosamente. Então Bowser além de raptá-la também tomou conta da Terra dos Dinossauros. Nisso ele pediu a seus aliados (Koopalings) para colocar os habitantes da Ilha em Ovos.

Mario e Luigi encontram um ovo na floresta e dentro dele sai o personagem Yoshi. Ele lhes conta o que havia acontecido e pede ajuda aos nosso heróis. Então os três partem para essa aventura que consiste em explorar 7 áreas diferentes. Locais estes que estão repletos de inimigos, obstáculos e até mesmo passagens secretas. Se conseguirem ter êxito os heróis salvarão a Terra dos Dinossauros e a Princesa Peach.

Após passar pelas 7 áreas que guardam os 7 castelos dos filhos do Bowser, Mario/Luigi deverão enfrentar Bowser. Ele está dentro do seu próprio castelo, que está cheio de inimigos e armadilhas. Além das telas padrões temos 2 mundos especiais no jogo. A Star Road (Estrada da Estrela) é um local que permite encontrar os Yoshis coloridos e possui muitas passagens secretas. São ao todo 96 fases que podem ser exploradas pelo jogador.

Já o Special World (Mundo Especial) é um local incrível, cheio de telas dificílimas. Ao concluir todas elas o jogador ganhará uma espécie de prêmio. Pois os inimigos e as cores do mapa se transformarão, modificando todo o padrão normal do jogo.

 

 

Detalhes do Jogo

O Jogo Super Mario World se encaixa na categoria de Plataforma Bidimensional. Pois os gráficos estão em 2D e o jogador deve passar por diversas plataformas e obstáculos. Os jogos eram vendidos em Fitas/Cartuchos que continham um Chip com o jogo no seu interior. No caso do Super Mario World havia também uma bateria que salvava o progresso do jogador. Outros jogos desse videogame também utilizaram essa mesma bateria.

Ela poderia ser limpa apertando o Botão Reset e depois de um tempo deveria ser trocada, pois deixava de funcionar. A fita possuía parafusos conhecidos como Gamebits. Sendo necessária utilização de uma chave especial para removê-los.

Atualmente o jogo está incluso no videogame Super Nintendo Class Edition que a Nintendo lançou. E ele continua sendo um grande sucesso, mesmo após mais de 20 anos do seu lançamento.

 

 

Como Jogar Super Mario World

Insira o jogo Super Mario World no seu videogame e então ligue o aparelho. Após isso haverá um barulhinho e a tela de abertura será mostrada. Nela Mario estará em uma das telas especiais escondidas no jogo. Aperte o botão de comando e escolha uma das 3 opções de jogo. Inicialmente todas estão zeradas, pois nenhum progresso foi salvo ainda. Caso queira apagar o progresso selecione um deles e delete-o.

Outra maneira para apagar o progresso do jogo é empurrando o botão Reset, o que limpará a bateria. Então escolha uma das 3 opções e aperte o botão de comando. Nisso será mostrada a história do jogo e qual é a missão do Mario/Luigi. Aperte o botão do controle e Mario aparecerá na Yoshi’s Islands (Ilha dos Yoshis). Aqui o jogador escolhe qual das 2 telas ele quer jogar (Esquerda/Direita).

Após isso basta ir passando pelos mapas e concluindo as fases até conseguir obter acesso ao castelo do Bowser. É possível cortar caminho através da Estrada da Estrela ou simplesmente ir passando por todas as fases. Inicialmente o jogador terá apenas 5 Marios/Luigis para tentar concluir o jogo. A medida que vai avançando pelo jogo ele adquire mais tentativas extras. Apertando o Botão R+L é possível enviar tentativas para o outro jogador.

 

 

Modo de Jogo do Super Mario World

O primeiro jogador poderá usar o personagem Mario, já o segundo deverá utilizar o Luigi. Mario/Luigi podem saltar, correr, abaixar, voar, nadar e obter os itens especiais de cada tela. O salto giratório também foi incluso no jogo e permite acertar os inimigos e derrotá-los. Agora Mario/Luigi poderão usar poderes como Bolas de Fogo, Super Cogumelo e uma Capa.

 

O Super Cogumelo permite com que Mario/Luigi aumentem de tamanho, já a Capa permite com que eles possam voar. As Bolas de Fogo servem para derrotar os inimigos a distância. Super Mario World contém algumas telas que possuem 2 saídas diferentes. Elas possuem pontos vermelhos, alertando que se tratam de fases com duas saídas. As chaves geralmente servem para destrancar as fases secretas.

Cada uma das áreas possui um Chefe, que é um dos filhos do Bowser. Eles estão cada um em seu próprio castelo aguardando o jogador. Os Yoshis não podem entrar no castelo e nem nas casas fantasmas.

 

 

Botões e Controles do Jogo

O Controle do Super Nintendo/Super Famicom possui 8 Botões de comando e 1 direcional. Cada um deles possui uma determinada função que era vista abaixo:

  • Botão B: Efetua o Pulo Normal

  • Botão A: Efetua o Pulo Giratório

  • Botões X e Y: Habilidades Especiais

  • Botões R e L: Rolam a câmera para frente e para trás.

  • Start: Paralisa o jogo.

  • Select: Junto com o Botão Start permite sair de telas que já forma concluídas anteriormente.