top of page

Goof Troop / Pateta e Max - Super Nintendo 1993

Dados do Game
 

Goofy Troop (Pateta e Max) foi um jogo desenvolvido pela empresa Capcom e foi lançado em 1993, trata-se de um game que poderá ser jogado em modo simples ou em dupla, sendo os personagens principais o Pateta e seu filho Max. Ao longo das cinco áreas do jogo, temos diversos inimigos, itens e puzzles, além dos chefes de cada tela. É diversão garantida!

Personagens Jogáveis:

Pateta – Personagem Principal, controlado pelo jogador 1

Max – Personagem Secundário, controlado pelo jogador 2

 

Itens:

Arpão – Serve para paralisar os inimigos, pegar itens a distância e prender nos ganchos do chão para poder passar para outros locais

Barris – servem para serem arremessados nos inimigos e possuem itens dentro deles

Bombinhas – Podem ser jogadas nos inimigos também

Cacho de Bananas – Aumenta dois pontos de vida do Pateta/Max

Chave Prata – Abre alguns portões normais

Chave de Ouro – Permite abrir o portão para enfrentar o Chefe da Área

Cereja – Aumenta um ponto de vida do Pateta/Max

Diamante Azul – Ganha um Crédito (Continue)

Diamante Vermelho – Garante uma Vida Extra

Ovo – Item que aparece na ilha e pode ser arremessado nos inimigos

Pá – Utilizada para cavar buracos no chão e assim permite adquirir itens ocultos da tela

Pedra Cinza – Pode ser chutada em alguns inimigos e serve para resolver puzzles em algumas áreas

Pedra Verde – Uma pedra que pode ser chutada, porém depois de um tempo explode, serve para abrir passagens e resolver puzzles complexos

Sino – Serve para atrair os piratas para um determinado local da tela

Tábua – Serve para criar uma ponte para a passagem do Pateta/Max

Vela – Nas telas sem luz, permite aumentar a área de visão

Vasos com Plantas – Podem ser arremessados nos inimigos

 

Passo a Passo para Zerar o Jogo

 

Ao iniciar o jogo estará na tela 3 opções diferentes que são:

  • Password: Para continuar ou iniciar em uma tela

  • Game: Iniciar o jogo

  • Option: Opções do jogo que podem ser configuradas

 

 

História

Em um certo dia Pateta e Max estavam pescando em seu barco. Pete e PJ que também estavam nesse local foram surpreendidos por um grande navio pirata que levou os dois embora. Pateta e Max tentaram seguir o Navio, porém não conseguiram alcança-lo. O Barco desembarcou na ilha e agora eles deverão procurá-los nesse local cheio de inimigos e desafios.

 

Selecione o personagem que você irá querer jogar:

  • Pateta: Mais lento, porém mais forte

  • Max: Mais rápido, porém mais fraco

  • Dois jogadores: Pateta e Max ou Max e Pateta

Mapa da Ilha – São ao todo 5 Áreas com diversos locais

  • A Ilha

  • A Floresta

  • O Castelo

  • A Caverna

  • O Navio Pirata

Inimigos

Jolly – Pirata com roupa azul e branca, uma espada na mão e uma touca azul, está mais presente nas telas da ilha

Roger – Pirata gigante com roupa listrada branca e azul, calça amarela, touca amarela e sapatos azuis, aparece mais nas telas da ilha

Jack – Pirata com roupa verde e branca e que lança espadas em direção ao Pateta/Max, encontrado principalmente na fase do castelo

Islander – Habitante da Ilha que dá dicas e informações no jogo

Rob – Um Pirata com roupa branca e azul e calça e toca rosa, está na área do puzzle na segunda fase

Jester – Outro pirata com roupa Vermelha e Branca, sapatos amarelos e touca vermelha, está em diversos locais da caverna e pode arremessar barris pela tela

Rap – Um Pirata gigante que fica girando pela tela em direção ao jogador, está com roupa listrada de branco, azul e verde, tem sapatos azuis e touca verde

Ramble – Pirata com roupa listrada de laranja, branco e vermelho, possui sapatos laranja e touca vermelha é bastante encontrado na tela do castelo e caverna

Abelha – Está na Ilha e atrapalha o jogador em alguns locais

Canhões – Jogam bolas no jogador, atrapalhando-o durante a passagem

Cobras Verdes – Estão em diversos locais e fases do jogo

Morcego – Presente dentro da área da caverna, na passagem secreta do espelho

Porco-espinho – Presente nas primeiras áreas do jogo

Sapos Rosas – Também estão em diversas partes e fases

Soldado com Armadura – Fica dentro do castelo e segue o jogador, precisa ser acertado duas vezes para ser derrotado

 

Chefes do Jogo

Jester Hole – Diversos Piratas que ficam aparecendo e sumindo pelos buracos de uma plataforma, possuem roupa amarela e branca, e usam touca vermelha, podem arremessar diversos itens pela tela

Fire Bug – Chefe que joga tochas de fogo e cospe colunas de fogo no Pateta/Max

Red Skeleton e Blue Skeleton – Chefes da terceira área (Castelo), lançam discos pela tela em direção ao jogador e no final jogam as cabeças para perseguirem Pateta/Max

Green Rumbler e Red Rumbler – Duas centopeias que correm pela tela e quando se escondem derrubam pedras do teto, possuem nove partes e tem a cor verde e vermelha

Keelhaul Pete – O Chefe Final do Jogo, um grande Pirata com roupa e chapéu vermelho, calça azul e sapatos cinza, possui um gancho que quando lançado pode prender o jogador, ao girar lança bombas pela tela e atira bolas de ferro em quatro direções diferentes da tela

 

Tela 1 – Ilha

Começamos aqui esse fantástico jogo que realmente é muito divertido! Escolha um dos personagens e pronto!

Logo no início Pateta/Max estarão no centro da tela, em um local cheio de areia e com o mar na parte inferior da tela, mais acima estará um habitante da ilha que dará dicas ao jogador. Converse com ele que lhe dirá que o temível Capitão Pirata retornou.

Siga para a parte superior da tela e entre na passagem. Aqui haverá três piratas, na lateral esquerda estarão alguns barris e vasos com plantas, e também algumas pedras móveis com uma estrela desenhada em cima delas. Mais acima dois diamantes, alguns cachos de bananas e cerejas.

Só para explicar direito o que são os itens e os inimigos na tela:

  • As pedras cinza com estrela podem ser chutadas nos inimigos ou para algum local da tela, somente não podem ser chutadas nas paredes, pois Pateta/Max machucarão o pé

  • Os Piratas podem ser derrotados ao serem acertados pelos vasos e barris, ou pelas pedras com estrela, Um Barril é suficiente para Pateta derrotar um Pirata Inimigo, já Max precisará jogar dois Barris, pois é mais fraco.

  • Os Barris podem ser agarrados e jogados nos inimigos, ou passados para o outro jogador quando ele está com as mãos levantadas, caso contrário você acertará seu amigo (Cena cômica)

  • O Diamante azul serve para ganhar um Crédito ou Continue caso o jogador perca.

  • O Diamante vermelho garante uma vida extra.

  • Os cachos de bananas aumentam a vida do jogador e quando chegam a um certo nível dão uma vida extra (Vale 2 Corações).

  • As cerejas fazem o mesmo dos cachos de bananas, porém em menor quantidade (Vale 1 Coração).

 

Então ao entrar nessa parte da tela, pegue os barris e vasos e jogue nos piratas, pegue também os itens que porventura estejam embaixo dos vasos. Agora desça e volte para a tela anterior onde estava o habitante da ilha e siga pela passagem da direita. Pegue as cerejas do topo da tela e o arpão verde, ele serve para derrotar inimigos, pegar itens a distância ou enganchar em locais onde não se pode ter acesso sem ele. No lado direito estará outro habitante da ilha, ele lhe dirá que a ilha era um local seguro antigamente, então siga com Pateta/Max para a passagem do topo da tela.

Nesse novo local, estarão 2 pedras cinza com estrelas e algumas pedras redondas, acerte os inimigos com elas e pegue o Sino que está no canto direito da tela, ele serve para chamar os inimigos em alguns lugares, por exemplo quando houverem três inimigos toque o sino e todos virão ao encontro do Pateta/Max aí é só jogar algum item e derrotá-los. Siga para a passagem que está no topo da tela.

Aqui estarão dois piratas e uma cobra verde, na direita um arpão e mais cinco pedras móveis com desenho de estrela. Derrote os inimigos e siga para a passagem superior da tela, onde está a ponte de madeira. Nesse novo local, uma abelha estará voando pela tela e atacará Pateta/Max, evite-a ou acerte-a com algum vasos ou barril. Existem também três portões um em cada lado, para abri-los basta chutar a pedra em direção ao local marcado com uma estrela no chão.

Eu aconselho chutar a pedra da direita e entrar pelo portão direito antes dos outros locais, pois é necessário pegar a tábua que estará nesse local. Pegue a tábua que está no topo da tela e volte para a tela anterior onde está a abelha. Uma dica caso esteja jogando sozinho é apertar o botão R ou L para modificar o item que será deixado no chão ao pegar a tábua, pois o jogador somente poderá carregar dois itens no inventário.

Desça para a tela onde estava a cobra verde e os piratas e entre na passagem do lado direito. Aqui acerte os três piratas, pegue os itens e o arpão se quiser. O portão somente se abrirá caso todos os três piratas sejam derrotados. Siga então pela passagem do portão que se abriu.

Novamente vemos outro habitante da ilha, converse com ele se quiser e coloque a tábua na ponte para poder passar, então acerte o sapo com o arpão ou com o ovo. Caso você pegue o ovo e arremesse-o um passarinho sairá voando (realmente esse joga tem cenas bem engraçadas). Suba e entre na passagem superior, derrote os quatro Piratas que estão aqui e pegue o cacho de bananas e o diamante azul com o arpão se quiser. Após isso siga para a entrada superior da tela. O arpão serve também para derrubar os piratas na água.

Finalmente chegamos a nosso primeiro Puzzle (Quebra-cabeça), um dos diversos puzzles que são encontrados aos montes nesse jogo. Quando jogamos pela primeira vez é bem complicado conseguir logo de primeira, mas o bom é que quando o jogador errar o puzzle ele poderá voltar para a tela anterior e retornando a esse local ele poderá tentar novamente. Bom, aqui nós temos 4 pedras cinzas com estrela que podem ser chutadas pelo jogador e quatro locais marcados no chão com uma estrela, o objetivo é colocar as quatro pedras nesses quatro locais marcados.

A sequência para concluir o puzzle número 1 é a seguinte:

  1. Chute a primeira pedra para o lado esquerdo, ela ficará ao lado das toras de madeira.

  2. Chute a segunda pedra para o lado esquerdo, ela ficará ao lado da pedra chutada anteriormente.

  3. Agora chute a segunda pedra para o segundo local marcado no topo da tela.

  4. Chute a primeira pedra para baixo, e depois para a lateral esquerda, então para cima onde está o primeiro local marcado.

  5. Agora chute a quarta pedra para o lado esquerdo e depois para cima, onde está o terceiro local marcado.

  6. Pegue a terceira pedra e chute-a para cima e depois para o local marcado na direita.

 

Pronto, agora é só pegar a chave e descer para a tela anterior, acerte os quatro piratas e pegue os itens, então desça para a tela anterior e derrote o sapo, passe pelo habitante da ilha e desça pela passagem inferior da tela novamente.

Acerte os três piratas desse local e quando o portão abrir vá para o lado esquerdo, agora acerte os dois piratas desse local e a cobra verde e suba pela passagem superior da tela (Ponte). Novamente chegamos ao local com a abelha voando pela tela, chute a primeira pedra que está no topo da tela na área marcada e abra o portão superior, suba e pegue a pá se quiser, ela serve para cavar (Não diga rs), na área com terra no topo da tela, que está acima de onde o habitante da ilha está, é necessário cavar duas vezes para conseguir os itens. Não se esqueça que tem uma abelha voando pela tela, acerte-a para evitar problemas. Também pegue os itens que estão nos vasos da lateral direita, e se quiser fale com o habitante da ilha. Desça e volte para a tela anterior, e agora chute a pedra que está na esquerda no local marcado no chão e abra o portão da esquerda.

Nesse novo local estão dois piratas e mais quatro porcos-espinhos, acerte-os com os itens e pegue o diamante rosa no topo da tela e o arpão na lateral direita superior. Por fim coloque a chave na fechadura e abra o portão para poder seguir para o próximo local que terá mais três piratas, derrote-os e então siga pela passagem direita da tela, acerte o pirata e suba pela passagem do portão que se abriu.

Aqui estamos no segundo puzzle do jogo que não é tão complicado assim. São ao todo seis pedras com desenho de estrela e seis áreas marcadas no chão.

A ordem para montar esse puzzle é a seguinte:

  1. Chute a primeira pedra da esquerda que está embaixo da outra para o lado esquerdo, então chute-a para a primeira área marcada com a estrela

  2. Agora chute a segunda pedra na segunda área marcada com a estrela no topo da tela

  3. Chute a terceira pedra para o lado direito e ela se juntará a outra pedra que está no centro da tela e chute-as nas áreas três e quatro que estão marcadas no chão do centro da tela

  4. Agora na direita chute a quinta pedra para baixo, para o lado direito e para cima na sexta área marcada com uma estrela

  5. E por fim chute a pedra que sobrou para cima na quinta área marcada com estrela

 

O portão se abrirá e Pateta/Max poderá pegar a Chave de Ouro que dará acesso ao portão do Chefe da Ilha.

Agora desça e volte para a tela anterior e siga pela passagem da esquerda da tela, e novamente acerte os três piratas para que o portão seja aberto. Suba e entre na passagem superior da tela onde estarão três piratas gigantes, duas cerejas, um cacho de bananas e um Sino no canto esquerdo inferior.

Pegue o Sino e chame a atenção dos três piratas e acerte-os com a pedra móvel com desenho de estrela. Após isso pegue a chave e abra o portão com ela e então suba para enfrentar o Chefe da Ilha.

O Chefe ou Chefes da Tela consiste em alguns piratas que ficam aparecendo e sumindo em diversos buracos, parecido com aquele jogo de acertar os inimigos quando eles saem do esconderijo. Eles jogarão Baús, Bombas e Bolas Vermelhas com Espinho no Jogador, pegue os itens e jogue neles quando eles aparecem em algum local determinado da tela.

Não há muito segredo aqui, basta pegar os itens e jogar neles, evitando os itens que eles jogarem no Pateta/Max. Quando sobrar um Pirata só, espere com que ele apareça no centro da tela e derrote-o.

 

Agora seguiremos para a próxima área, mas antes anote o Password:

1 - Cacho de Bananas – Diamante Vermelho – Cereja – Cacho de Bananas – Cereja

Compartilhe e ajude a divulgar meu site e textos: 

Proibida a Cópia - Texto Escrito por: Cláudio Jr

Tela 2 – Floresta

Ao iniciar nessa nova área, Pateta/Max estarão no centro da tela e dois piratas estão ao lado deles. Pegue os barris e derrote-os, então suba pela passagem superior da tela, onde estará um habitante local que reclamará do que os piratas fizeram em sua ilha. Vá pela passagem superior e encontraremos um novo puzzle. São quatro pedras e quatro estátuas que cospem fogo.

A ordem correta para resolver esse puzzle é:

  1. Chute a terceira pedra para cima no botão da segunda estátua

  2. Chute a segunda pedra para a lateral esquerda e depois para cima tampando o primeiro botão da estátua

  3. Chute a quarta pedra para cima

  4. Vá para a esquerda e chute a pedra que sobrou para a direita, depois para cima, tampando o botão da terceira estátua

  5. Por fim chute a outra pedra que sobrou para a direita, para cima, para a direita novamente e para cima tampando o botão da quarta estátua

 

Siga pela passagem superior da tela e chegaremos a um local com dois piratas e um porco-espinho, derrote-os e pegue o arpão. Suba pela passagem superior da tela, pegue o vaso e acerte o pirata, então prenda o arpão no chão onde estão os ganchos brancos. Suba e pegue os vasos, porém ainda não temos a tábua para podermos pegar a chave e o outro arpão, desça e volte para a tela anterior, derrote o pirata e siga para a esquerda.

Aqui temos três piratas, um arpão e a tábua na canto superior esquerdo, derrote os piratas e pegue a tábua e o arpão. Evite que os piratas chutem as pedras cinzas com desenho de estrela, pois elas poderão tampar a passagem. Agora volte para a tela anterior, passe pelo pirata e suba pela passagem do topo da tela.

Pegue o vaso acerte novamente o pirata e suba, pegue os vasos e coloque a tábua na plataforma da esquerda, chute as pedras e pegue o arpão, volte para a plataforma e pegue o Diamante Azul, então vá para o lado esquerdo, chute a pedra e pegue a chave.

Agora desça e na tela anterior derrote o pirata, siga então para o lado esquerdo e derrote os outros três piratas, e passe pela passagem superior da tela. Nesse local repleto de cobras verdes, acerte-as e suba pela passagem superior da tela.

Chegaremos então a um local diferente, serão mais quatro piratas, que possuem a habilidade de chutar pedras, por isso tome cuidado para não ser acertado por eles. Essas pedras com superfície verde, se tornam amarelas e vermelhas ao serem chutadas e explodem depois de um certo tempo. Acerte os piratas, pegue o arpão da direita e siga pela passagem do lado direito.

Aqui acerte os dois piratas e evite os itens que eles jogam, pegue os itens dos vasos que estão em diversas partes da tela e jogue o arpão nos ganchos que estão no lado direito da tela, então desça e pegue a chave para abrir o portão, não esqueça de pegar também o arpão que está ao lado da chave. Siga pela passagem onde estava o portão que foi aberto anteriormente.

Aqui nesse novo local eu considero uma das partes mais difíceis do jogo, pois os dois piratas que estão aqui, chutarão as pedras e se eles chutarem elas para algum lugar errado o jogador terá de descer e recomeçar essa parte tudo de novo. O ideal é ser bem rápido e chutar uma das pedras acertando os inimigos.

A ordem para fazer esse puzzle é a seguinte:

  1. Chute a primeira pedra para a lateral esquerda e depois para cima para tampar o primeiro botão

  2. Chute a segunda pedra para baixo, depois para o lado esquerdo, para baixo, para a esquerda novamente e por fim para baixo para tampar o segundo botão

  3. A terceira pedra deverá ir para a lateral direita, depois para cima, então para a lateral direita e para cima, tampando o terceiro botão

  4. A quarta pedra deverá ser chutada para a direita, depois para baixo, tampando assim o quarto e último botão

 

Vá agora para a lateral esquerda e entre no portão que se abriu. E nessa nova parte da tela, teremos dois canhões, e duas toras de madeira com espinhos na parte inferior da tela, desvie dessas toras e das bombas jogadas pelos canhões. Para derrotar esses canhões, apenas pegue os itens que ele jogam e acerte-os duas vezes, abra o portão com a chave e não entre nessa passagem ainda, vá para a lateral direita.

Derrote os quatro piratas que estão nesse local e pegue o arpão, agora volte para a tela anterior e suba pela passagem onde foi aberto o portão anteriormente na parte superior da tela. Acerte os dois piratas desse local, pegue os itens e a pá, caso queira obter alguns itens cavando no chão. Pegue a Chave de ouro e siga para a passagem do lado direito.

Aqui há um pequeno puzzle, não muito complicado mais requer precisão e habilidade. Chute as pedras da parte inferior da tela e coloque o arpão nos ganchos para poder atravessar para o outro lado da tela, pegue o diamante com o arpão se quiser, então quando estiver na direita, chute as pedras e jogue o arpão no botão cinza do topo da tela para abrir o portão e depois jogue-o nos ganchos novamente, por isso é necessário ter os dois arpões, senão o jogador não conseguirá passar por esse local. Pegue o arpão da esquerda e volte para a tela anterior para pegar a chave caso não tenha pego ela ainda. Então siga para o local onde você jogou os arpões e entre na passagem superior da tela.

Nesse novo local estão mais dois piratas, a diferença é que eles giram de um lado a outro na tela quando eles veem Pateta/Max, e ficam invencíveis durante esse momento em que estão rolando pela tela. Use as frestas que estão na parede para evitá-los quando eles rolarem e pegue a cereja e os dois diamantes. Abra o portão com a chave e entre na passagem para enfrentar o segundo chefe do jogo.

Esse chefe é parecido com um cachorro gigante e ele possui uma tocha de fogo nas mãos. Em um determinado momento ele cospe uma coluna de fogo em direção ao Pateta/Max, depois joga algumas tochas em várias direções da tela, ou apenas balançará a tocha. Alguns cachorrinhos aparecerão nas laterais e jogarão barris para que o jogador posso derrotá-lo, acerte os barris nele umas nove ou dez vezes e ele facilmente será derrotado.

 

Após isso o jogador terá concluído a segunda área do jogo e receberá o segundo Password:

2 - Cereja – Diamante Vermelho – Diamante Azul – Cereja – Cacho de Bananas

Tela 3 – Fortaleza dos Piratas

Aqui nessa nova área o jogador terá inicialmente três vasos e um botão. Aperte o botão para abrir o portão do castelo e suba nele. Aqui teremos 3 bolas de ferro que sairão dos buracos da parede e mais três passagens uma em cada lado da tela.

Primeiro iremos nas duas passagens secretas que nos darão alguns itens e depois voltaremos para essa sala e seguiremos pela entrada correta. Entre na passagem do lado direito, desvie dos dois piratas e pegue a chave da direita para poder abrir o portão, e na nova sala, teremos três morcegos, acerte-os com os vasos e pegue a vela, o sino e o Diamante azul.

Agora desça para a sala anterior, passe pelos piratas e entre na passagem da esquerda para voltar para a tela com as três portas. Então suba e entre na passagem superior da tela, derrote os fantasmas com os vasos e quebre o espelho com um dos vasos para abrir a passagem secreta do meio da tela, então suba por ela e entre na nova sala do castelo.

Essa passagem secreta dará acesso a quatro itens,sendo dois cachos de bananas e duas cerejas, pegue-os e desça para a sala anterior, passe pelos fantasmas e desça novamente pela passagem inferior, e volte para a sala com as três portas do começo da tela.

Agora vamos pela passagem secreta da esquerda que é o caminho correto, ao entrar na nova sala pegue os vasos e aperte os quatro botões para abrir o portão, evite os espinhos que saem do chão, pegue o arpão e derrote o soldado com armadura (Jogando dois vasos nele, um quando estiver de pé e outro quando ele cair no chão). Então suba e entre na passagem que se abriu na parte superior da tela.

Pateta/Max entraram em uma sala sem luz, apenas a Vela que foi pega anteriormente permite visualizar um pouco mais do que tem na tela, através do círculo de luz em volta deles.

Nesse local teremos os seguintes itens:

  • Na parte superior esquerda teremos uma vela

  • No meio da tela teremos uma Pá

  • Na parte inferior direita temos um Diamante Vermelho e outra Pá

 

O Caminho para poder chegar até a passagem superior da tela é a seguinte:

  • Vá para o lado esquerdo e suba até a metade da tela

  • Vire a direita onde está uma pedra sozinha marcando o meio da tela

  • Indo para a  direita temos um pilar que barra a passagem

  • Desça e passe por baixo da onde está a pá

  • Então suba e siga para a direita

  • Depois vire a esquerda até encontrar a saída

  • Suba e vá para o próximo local do jogo

 

Aqui nós temos um jardim, onde será possível cavar e obter itens caso o jogador queira, procure ter pelo menos um arpão com Pateta/Max, pois ele será útil mais a frente. Chegaremos a uma nova sala com dois piratas e alguns vasos, derrote-os e note que há um lugar na tela com dois Diamantes um Vermelho e outro Azul, porém eles estão inacessíveis. É necessário abrir uma passagem secreta para poder obtê-los, portanto siga apenas para o lado direito da tela e entre na passagem.

Aqui nós temos 4 robôs automáticos que ficam se movimentando pela tela, espere o melhor momento e passe por eles, e chegando a escada desça por ela. Ao chegar no próximo local veremos diversos soldados com armadura, alguns vasos, uma tábua e uma rachadura na parede da esquerda (A passagem secreta dos Diamantes). Pegue os vasos e derrote o segundo e o quarto soldado, que são os únicos que perseguirão Pateta/Max e jogue um vaso na rachadura da parede, então entre pela passagem que se abriu. Entre na escada e sairemos na tela com os diamantes, pegue-os e volte para a escada novamente. Entre na passagem e voltaremos a tela com os soldados com armadura, pegue os vasos da esquerda e a tábua, então desça e entre na passagem inferior da tela.

Nessa sala haverá um canhão, basta acertá-lo quatro vezes e ele será derrotado, após isso entre na porta inferior da esquerda. Agora teremos mais quatro piratas, alguns deles jogam itens no Pateta/Max, coloque a tábua para poder construir uma ponte e pegue o sino se quiser, então chute a pedra do meio da tela para acertar três piratas de uma só vez, pegue a outra tábua e coloque-a formando uma nova ponte na parte superior direita da tela. Derrote o pirata que sobrou e pegue a chave da direita, siga para a passagem superior da tela.

Agora seja rápido e ande para o lado esquerdo até chegar na porta azul que precisa ser aberta por uma chave prata, não deixe com que as bolas de canhão alcancem Pateta/Max. Abra a porta e entre na passagem, pegue os vasos e derrote os quatro piratas desse novo local e pegue a chave prata, abra a porta e entre na passagem inferior.

Sairemos em uma sala com uma folha na parede da esquerda, um arpão e uma escada na direita. Leia a folha se quiser, pegue o arpão e entre na escada. Pise nas letras corretas para abrir a porta, a sequência é:

  • O – P – E – N

Após isso pegue a chave, derrote os soldados que o perseguir se quiser e entre na passagem superior da tela. Chegamos a uma sala com um pequeno puzzle, basta apertar os botões na sequência correta. A ordem para realizar esse puzzle é a seguinte (Em formato de X):

  • Aperte o Botão 2

  • Aperte o Botão 3

  • Aperte o Botão 1

  • Aperte o Botão 4

 

Os botões devem ser apertados em formato de X, após isso entre na porta da direita. Agora derrote os três piratas desse local, pegue a chave prata e abra a porta inferior da tela, volte e pegue a outra chave prata antes de descer pela passagem que se abriu. Aqui nessa nova sala, siga para o lado direito e jogue o arpão nos ganchos do chão para poder pegar a chave prata que está na parte inferior direita da tela.

Volte e suba pela passagem e pegue o arpão que ficou na sala anterior, então desça e novamente acerte os piratas com os barris e após isso abra o pequeno portão cinza do meio da tela. Desça pela escada e agora derrote os dois piratas desse lugar e use o arpão nos ganchos para poder chegar até a plataforma móvel que dá acesso ao portão. Pegue o sino ou a vela se quiser e abra o portão com a chave prata, eu aconselho pegar a vela, pois a próxima sala estará sem luz novamente.

Aqui nesse local teremos os seguintes itens e inimigos:

  • Um pirata e um vaso na parte inferior direita

  • Outro pirata e um Diamante Azul na lateral esquerda inferior

  • E um vaso na esquerda superior

  • A passagem está ao lado direito desse vaso na parte superior da tela

 

Agora basta acertar quatro vezes os dois canhões com as bombinhas que eles jogam para derrotá-los e assim poder abrir a porta da direita. Um truque é levantar os braços e pegar o item e jogar no canhão quatro vezes. Chegamos então a uma sala com mais três piratas e a chave de ouro na parte inferior direita, além da escada que dá acesso ao próximo local do castelo. Dois piratas rolarão pela tela e o de vermelho jogara itens e agarrará vasos quando forem jogados nele. Pegue a chave de ouro e siga para a escada da direita.

Nesse local seja rápido e passe pelos piratas, abra o portão com a chave de ouro e você estará na sala do chefe do castelo.

No caso, teremos dois chefes esqueletos com cara de porco, um rosa e um azul, eles lançaram alguns discos em direção ao Pateta/Max e em um determinado momento os discos irão cair no chão e o jogador poderá pegar um deles para jogar em direção a um dos chefes. A caveira azul geralmente joga quatro discos azuis e a rosa joga três deles, desvie desse itens e pegue os que caíram no chão para acertá-los.

Acertando um deles umas cinco ou seis vezes o chefe jogará a cabeça dele em direção a Pateta/Max, jogue o disco nele até que ele seja destruído e faça isso com o outro chefe que sobrar. Acertando umas quatro vezes mais ou menos o chefe que está jogando a cabeça será derrotado. E nisso a fase do castelo estará terminada.

 

O Password que marca a conclusão dessa fase é:

Diamante Vermelho – Cereja – Diamante Azul – Diamante Azul – Diamante Vermelho

 

O que Pateta e Max não sabem é que Pete e PJ na verdade estão sendo bem tratados pelos piratas, porém nossos amigos continuam em missão para tentar salvá-los!

 

Tela 4 – Caverna

Logo no início da tela teremos dois piratas e alguns barris, acerte-os e entre na passagem do lado esquerdo da tela. E logo no começo teremos um novo puzzle para resolver, a sequência é a seguinte:

  1. Tire os dois barris que estão no centro da tela

  2. Chute o quarto barril para cima e depois para o lado direito e então para cima na marcação de estrela que está no chão

  3. Chute a segunda pedra para cima e depois para o lado esquerdo

  4. Chute a primeira pedra para o lado esquerdo

  5. Chute a terceira pedra que sobrou para a direita

 

Volte pela passagem e a porta estará aberta na outra sala, derrote os piratas e entre na passagem superior. Agora é necessário prestar atenção em uma coisa, os piratas de vermelho arremessam Barris na tela, Pateta/Max poderão pegar esses Barris caso estejam com as mãos levantadas, faça isso e derrote os quatro sapos para poder chegar até a passagem que está no alto da tela.

Nesse novo local acerte os três piratas com os barris e siga para a passagem da direita, e novamente teremos um pequeno puzzle, onde o objetivo é conseguir dois Diamantes Vermelhos que na verdade são duas vidas extras.

A sequência para conseguir realizar esse puzzle é a seguinte:

  • Chute a pedra cinza para cima em direção aos Diamantes

  • Chute a pedra verde para cima

  • Chute a primeira pedra amarela do topo da tela para a direita

  • Chute a pedra verde para o lado esquerdo, até ela bater na pedra amarela

  • Chute a pedra verde para cima em direção a pedra amarela

  • E por fim chute a pedra verde na pedra cinza para que ela estoure e abra a passagem que dá acesso aos dois diamantes

 

Pegue as velas que estão nas laterais da tela e siga para a passagem do lado direito da tela. Nesse local é necessário ser bem rápido para apertar todos os seis botões com desenho de caveira que estão no chão e consequentemente todas as tochas se acenderão, abrindo a porta superior da tela, siga por ela e acerte o pirata do meio da tela com algum barril, uma passagem se abrirá. Mas primeiro siga pela passagem da esquerda para pegar alguns itens.

Aqui nessa sala sem muita luz a sequência de itens encontrados nesse local será a seguinte:

  • Um pirata estará no centro da tela

  • Um cacho de bananas na parte inferior central da tela

  • Uma cereja na parte superior central

  • Um diamante vermelho na lateral esquerda superior

  • Um diamante azul na lateral esquerda inferior

Após isso apenas volte para a sala anterior, pois aqui é um local apenas para obter itens. Suba pela passagem superior da tela e nesse novo local teremos mais quatro piratas, três que rolam pela tela e um de laranja que cospe uma coluna de fogo igualzinho ao chefe da segunda tela. Acerte-os com os Barris e siga pela passagem superior da tela. A tela será igual a aquela parte onde os piratas de vermelho jogavam Barris e os quatro sapos estavam tampando a passagem, derrote-os e siga pela entrada superior da tela.

Chegaremos a mais um pequeno puzzle, porém como as pedras possuem tempo para serem chutadas não é muito fácil de realizá-lo, ainda mais que um pirata estará no local para atrapalhar o jogador. A sequência que deve ser feita para realizar tal tarefa é a seguinte:

  • Chute a pedra verde para a parede da esquerda

  • Chute a primeira pedra amarela do topo da tela para baixo em direção a pedra verde que está na parede

  • Chute a outra pedra amarela para a esquerda juntando assim as três

  • Então chute essa mesma pedra para cima em direção ao local marcado com a estrela no chão

 

Então existem duas opções aqui para passar a fase a partir dessa sala:

 

Primeira Opção – Entrando pela passagem da lateral direita da tela, sem resolver o Puzzle:

Passe pelo Pirata e entre na passagem da direita, e chegamos a um puzzle simples, sem nenhuma dificuldade para passá-lo, basta evitar as bolas de fogo lançadas pelas estátuas e chutar as pedras cinzas nos locais com áreas marcadas com estrela no chão, faça isso com as sete pedras e entre na passagem da direita.

Pegue o sino nessa nova parte da tela e faça com que os quatro piratas fiquem juntos, então chute a pedra cinza e os derrote, após o portão abrir, siga pela passagem do topo da tela. Nesse local temos três piratas e duas cobras verdes, acerte-os com os barris para poder abrir a porta do topo da tela, após isso entre na passagem que se abriu.

Agora derrote os quatro piratas desse local utilizando os barris e siga para a passagem superior da tela, agora desvie das pedras que caem da lateral esquerda, note as sombras das pedras para poder se desviar delas e entre na passagem da esquerda. Ao entrar nessa nova sala acerte os piratas e retire os barris do caminho, para que seja possível chutar a pedra verde no local marcado pela estrela.

Observação: retire os baús e acerte os piratas, chute a pedra verde para o lado esquerdo, passe pelo local inferior da tela rapidamente e então chute a pedra verde para cima e depois para a esquerda no local marcado, espere o portão se abrir e entre na passagem do topo da tela.

Então chegamos até um local onde estão quatro botões no chão que devem ser pisados pelo Pateta/Max, desvie dos dois piratas que estão aqui somente para atrapalhar, pegue a vela se quiser e chegamos até um puzzle que está na sala sem luz.

Aqui realmente é difícil saber como resolver esse puzzle, principalmente quando jogamos esse jogo pela primeira vez. A tela não tem luz e não podemos saber exatamente onde os blocos cinzas são chutados, siga essa sequência para resolver o puzzle:

  • Chute a primeira pedra cinza da parte inferior da tela para a direita

  • Nesse mesmo local chute a pedra cinza que esta acima dessa pedra que acabamos de chutar para baixo em direção a pedra chutada anteriormente

  • Chute a pedra que estava ao lado dessa que foi chutada para o lado direito e depois para baixo

  • Agora chute a pedra para a área marcada com estrela, dos dois lados será do mesmo jeito

  • Chute as duas pedras que sobraram na esquerda e na direita para cima

  • A que foi chutada do lado direito superior deverá ser chutada para a direita e depois para baixo, depois para a direita e para cima na área marcada com estrela

  • A que foi chutada do lado esquerdo superior deverá ser chutada para o lado esquerdo e depois para cima na área marcada

 

Para facilitar a resolução desse complicado puzzle é só perceber que sempre duas pedras ficarão juntas em algum dos locais da tela. Após isso pegue o arpão no canto superior direito da tela e siga pela passagem que se abriu no topo da fase.

Aqui teremos mais quatro piratas, apenas chute as pedras neles e derrote-os para abrir a passagem superior e siga por ela, e chegaremos a uma fonte onde jogaremos o arpão posteriormente, porém ainda não é possível devido ao fato de que temos que resolver um novo puzzle antes disso, siga para a entrada da direita da tela.

Para resolver esse puzzle siga a seguinte sequência, com bastante rapidez:

  • Chute a pedra amarela pra baixo

  • Chute-a agora para a esquerda

  • Agora para baixo de novo

  • E então para o lado direito, onde ela explodirá e abrirá uma passagem

  • Agora chute a segunda pedra cinza para o lado esquerdo, juntando-a com a outra pedra cinza

  • Agora chute-a para cima, depois para a direita, então para baixo e agora para a direita, por fim chute-a para cima na área marcada

  • Então chute a outra pedra para cima na área marcada

 

Volte pela mesma passagem e a fonte terá aberto, coloque o arpão e entre na passagem. Nessa nova sala teremos quatro piratas, acerte-os com os barris e o portão do chefe se abrirá, siga por ele e pronto.

O chefe na verdade serão dois, ou melhor duas centopeias que estarão correndo pela tela em uma espécie de troncos de árvore. O objetivo é esperar elas passarem correndo e acertá-las com as pedras que caem do teto quando elas entram nos esconderijos, apenas evite que as pedras que caem do teto acertem Pateta/Max.

Elas terão mais ou menos nove partes, basta acertá-las umas seis vezes mais ou menos e elas serão derrotadas.

 

Segunda Opção – Passando pela Passagem do topo da tela que se abriu com a realização do Puzzle:

Entre pela passagem que se abriu na parte superior da tela, e estaremos indo em direção a tela secreta que aparece nos créditos finais do jogo. Agora suba nos carrinhos para que eles se movimentem e acertem os piratas, ou apenas siga para o lado esquerdo onde está a passagem.

Aqui teremos mais um puzzle bem complicado, esse é um dos mais difíceis, a sequência para fazê-lo é a seguinte:

  • Chute a pedra cinza com desenho de estrela para o lado esquerdo, deixando-a ao lado de uma pedra marrom

  • Chute a pedra cinza que está na parte inferior esquerda para o lado direito, ao lado das toras de madeira

  • Agora chute essa mesma pedra cinza para cima

  • Chute a pedra cinza que ainda não foi movimentada para o lado direito até a marcação de estrela na parte superior

  • Chute a pedra verde para o canto superior esquerdo da tela

  • Chute a pedra amarela da esquerda para a parede da esquerda, depois para cima em direção a pedra verde do canto (Seja bem rápido)

  • Chute a pedra cinza na marcação da estrela da esquerda ao lado dessa pedra amarela que você acabou de chutar para cima

  • Agora chute a pedra verde na marcação da esquerda, perto dessas outras pedras

  • Na direita, chute a pedra verde para baixo em direção a pedra cinza e depois chute-a para o lado esquerdo central

  • Chute a pedra cinza para cima para alcançar a área marcada

  • Chute a pedra amarela para o centro da tela ao lado da pedra verde

  • Chute as duas para baixo nas áreas marcadas com estrela

 

Após conseguir fazer esse complicado puzzle, siga para a passagem do alto da tela. Acerte os quatro piratas novamente, assim como nas telas anterior e siga para a passagem superior da tela.

E teremos mais um puzzle na nova sala, onde estará também um outro pirata. A sequência desse novo puzzle será:

  • Antes de tudo jogue um barril no pirata para facilitar

  • Chute a pedra cinza que está do lado direito para a parede da direita e depois para cima na área marcada com estrela

  • Chute a segunda pedra cinza que está na esquerda e depois para cima na área marcada com estrela

  • Chute a outra pedra cinza para o lado esquerdo e encoste-a a parede, depois chute-a para cima na área marcada

  • Chute a pedra verde que está no lado direito para cima e depois para a esquerda a área marcada

  • Então chute as duas pedras verde no centro da tela e na área marcada com estrela para abrir o portão

 

Derrote os três piratas desse local com os barris e entre na passagem da direita e chegaremos a tela dos créditos finais do jogo, onde estão quatro piratas e dois carrinho, subam nos carrinhos e acerte os piratas, depois entre na passagem da direita. Aqui teremos dois piratas que rolam pela tela e um que cospe uma coluna de fogo, é necessário apertar os quatro botões que estão em cada canto da tela para abrir o portão, então entre na passagem que se abriu e chegaremos ao puzzle mais difícil do jogo.

Aqui realmente é difícil saber como resolver o puzzle, principalmente quando jogamos esse jogo pela primeira vez. A tela não tem luz e não podemos saber exatamente onde os blocos cinzas são chutados, siga essa sequência para resolver o puzzle:

  • Chute a primeira pedra cinza da parte inferior da tela para a direita

  • Nesse mesmo local chute a pedra cinza que esta acima dessa pedra que acabamos de chutar para baixo em direção a pedra chutada anteriormente

  • Chute a pedra que estava ao lado dessa que foi chutada para o lado direito e depois para baixo

  • Agora chute a pedra para a área marcada com estrela, dos dois lados será do mesmo jeito

  • Chute as duas pedras que sobraram na esquerda e na direita para cima

  • A que foi chutada do lado direito superior deverá ser chutada para a direita e depois para baixo, depois para a direita e para cima na área marcada com estrela

  • A que foi chutada do lado esquerdo superior deverá ser chutada para o lado esquerdo e depois para cima na área marcada

 

Para facilitar a resolução desse complicado puzzle é só perceber que sempre duas pedras ficarão juntas em algum dos locais da tela. Após isso pegue o arpão no canto superior direito da tela e siga pela passagem que se abriu no topo da fase.

Aqui teremos mais quatro piratas, apenas chute as pedras neles e derrote-os para abrir a passagem superior e siga por ela, e chegaremos a uma fonte onde jogaremos o arpão posteriormente, porém ainda não é possível devido ao fato de que temos que resolver um novo puzzle antes disso, siga para a entrada da direita da tela.

Para resolver esse puzzle siga a seguinte sequência, com bastante rapidez:

  • Chute a pedra amarela pra baixo

  • Chute-a agora para a esquerda

  • Agora para baixo de novo

  • E então para o lado direito, onde ela explodirá e abrirá uma passagem

  • Agora chute a segunda pedra cinza para o lado esquerdo, juntando-a com a outra pedra cinza

  • Agora chute-a para cima, depois para a direita, então para baixo e agora para a direita, por fim chute-a para cima na área marcada

  • Então chute a outra pedra para cima na área marcada

 

Volte pela mesma passagem e a fonte terá aberto, coloque o arpão e entre na passagem. Nessa nova sala teremos quatro piratas, acerte-os com os barris e o portão do chefe se abrirá, siga por ele e pronto.

O chefe na verdade serão dois, ou melhor duas centopeias que estarão correndo pela tela em uma espécie de troncos de árvore. O objetivo é esperar elas passarem correndo e acertá-las com as pedras que caem do teto quando elas entram nos esconderijos, apenas evite que as pedras que caem do teto acertem Pateta/Max.

Elas terão mais ou menos nove partes, basta acertá-las umas seis vezes mais ou menos e elas serão derrotadas.

 

O Password dessa área é o seguinte:

Cacho de bananasCerejaDiamante Azul Diamante VermelhoCacho de Bananas

Tela 5 – Barco Pirata

Ao iniciar essa nova tela Pateta/Max estarão na parte de fora do Navio e terão alguns barris para pegar itens, pegue os itens que tem neles e então suba no barco. Chegando ao convés do navio, teremos quatro piratas e mais alguns barris, então siga para a passagem da direita.

Nesse novo local temos mais dois piratas, um arpão na parte inferior esquerda da tela, um canhão que joga itens no jogador e um local para prender o gancho no chão para poder chegar até a escada. Agora temos que resolver um puzzle para chegar até a passagem da esquerda. Converse com o habitante do local se quiser. Para resolvê-lo faça a seguinte sequência:

  • Desça para a parte inferior da tela e chute a pedra cinza para a esquerda

  • Chute a pedra do meio no buraco

  • E chute a pedra da direita para o lado direito

  • Suba e chute a pedra do meio para cima

  • Agora chute a pedra da esquerda em direção ao buraco

  • Desça e chute a pedra da esquerda inferior

  • E por fim chute a pedra cinza da esquerda para a parede esquerda

 

Aqui nessa nova sala temos quatro piratas diferentes um do outro e uma seta cinza no chão no lado esquerdo. Essa seta na verdade é um botão que liga a esteira que traz alguns barris. Desvie dos itens jogados por alguns dos piratas e pegue os barris da esteira, então acerte os piratas e pise no botão amarelo do canto superior esquerdo para abrir a porta, entre pela passagem que se abriu.

Agora temos um novo puzzle simples, a dificuldade dele é que requer a velocidade do jogador.

 

A sequência para resolver esse puzzle é:

  • Chute a pedra verde para a direita

  • Agora chute-a para cima

  • Novamente chute ela para a direita

  • De novo chute-a para cima

  • E por fim chute ela na área marcada com uma estrela

 

Espere com que o portão se abra e entre na passagem da direita da tela. Chegamos então a um local com três piratas, três canhões cinzas, um sino e um arpão que está preso por algumas lanças. Para poder pegar esse arpão é necessário derrotar todos os piratas, para isso pegue o sino e chame-os para perto dos canhões, eles serão acertados e as lanças desaparecerão, permitindo pegar o arpão. Suba e entre na passagem do topo da tela, e nesse novo local evite os buracos que aparecem e somem da plataforma, uma dica é só ir beirando a parede para facilitar a chegada até a passagem.

Entrando na passagem da esquerda teremos um arpão e um habitante local, fale com ele se quiser e pegue o arpão, volte para a plataforma anterior onde estão os diversos buracos. Desça e volte para a sala onde estão os piratas e os canhões, siga então para a passagem da direita. Aqui derrote os quatro piratas com os vasos que estão no chão, se quiser pegue o cacho de bananas na parte inferior esquerda da tela. Desça e entre na passagem inferior, e suba na plataforma de madeira móvel, pegue os barris e jogue nos três piratas que estão nessa sala, após isso as lanças desaparecerão e será possível pegar as velas que estão na parte superior direita da tela e chegar até a escada.

Ao chegar nesse local temos uma cereja no canto esquerdo e um local para colocar o arpão no chão para chegar até o outro lado da tela. Coloque o arpão nesse ganchos e entre pela passagem da esquerda, pois precisamos obter outro arpão. Na nova sala precisamos resolver um outro pequeno puzzle, para resolvê-lo faça a seguinte sequência:

  • Chute a pedra que está na parte de baixo para a direita

  • Agora chute a pedra que está no topo da tela para baixo e em seguida para a direita, juntando-a com a outra pedra

  • Chute então a outra pedra para cima

  • Em seguida faça o mesmo com a outra pedra que ficou

  • Então chute a pedra de cima para a esquerda

  • E a outra para a direita

  • Chute a pedra que ficou na esquerda para cima e depois para o lado direito da tela ao lado da caixa amarela de madeira

  • Por fim chute a outra pedra que sobrou na área marcada com uma estrela

 

A porta se abrirá, entre na passagem e pegue o arpão, converse com o habitante local se quiser informações e então desça e volte para a tela do puzzle, agora siga para a passagem da direita, agora temos o segundo arpão e podemos chegar até a passagem do topo da tela. Prenda o arpão nos ganchos do chão e pegue os barris que estão na direita, então entre na passagem do topo da tela.

Aqui temos um puzzle que deverá ser feito em três etapas para ser possível obter todos os itens da tela. Se quiser converse com os habitantes do local e perceba que temos três portões, um com um Diamante Vermelho, um Cacho de Bananas, um deles com uma chave e o outro com uma Cereja e um Cacho de Bananas. A sequência para resolver o puzzle é a seguinte:

Parte 1: Pegando a Chave

  • Chute a primeira pedra para cima

  • Então Chute a segunda pedra para o lado direita, juntando-a com a outra pedra do centro da tela

  • Chute a segunda e a terceira pedra para cima em direção ao portão do meio

  • Chute a quarta pedra para cima

  • Agora é só chutar as pedras na área marcada e esperar que elas estourem para poder pegar a chave prata

 

Parte 2: Pegando o Diamante e o Cacho de Bananas no Portão 1

  • Chute a primeira pedra para cima

  • Chute a terceira pedra para cima e depois para a esquerda na área marcada

 

Parte 3: Pegando a Cereja e o Cacho de Bananas no Portão 3

  • Chute a terceira pedra para cima

  • Chute a quarta pedra para cima

  • Agora chute a terceira pedra para o lado direito

 

Após pegar a chave e os itens desça pela passagem inferior da tela, e entre agora na passagem da esquerda, abaixo de onde foi colocado o arpão superior. Passe pela sala do puzzle que já foi resolvido e suba pela passagem do topo da tela, agora pegue os barris com o arpão e jogue pelo menos um deles em cada um dos botões amarelos do topo da tela, as lanças sumirão e será possível obter acesso as duas passagens superiores da tela. Se quiser converse com o habitante local que dará dicas.

Suba para a passagem do topo da tela, onde teremos uma sala com pouca luz, os inimigos e itens que estão aqui serão os seguintes:

  • Um pirata na esquerda inferior

  • Um outro pirata na direita inferior

  • Uma cereja na esquerda superior

  • Um cacho de bananas na parte esquerda inferior

  • Uma passagem na parede da direita superior

 

Entre por essa passagem e aqui temos um pirata e dois arpões, ele está preso em um local onde algumas lanças estão tampando a entrada do Pateta/Max. Para poder abrir o local é necessário trazer o pirata até o botão amarelo, se tiver o sino ficará mais fácil de trazê-lo até esse botão, caso contrário apenas faça ele segui-lo.

Quando ele apertar o botão, entre e pegue os arpões, então siga para a passagem da esquerda. Na sala sem muita luz, siga para a esquerda até o centro da tela e então desça pela passagem inferior da tela.

Entre agora na passagem da esquerda, temos aqui mais dois piratas e algumas pedras cinza, desça e chute a pedra que bloqueia a passagem inferior da tela e então por ela. Nesse local estão quatro piratas, duas velas, um Diamante Azul e um Sino, pegue os itens se quiser e volte para a sala anterior.

Ao chegar na outra sala espere o pirata subir e então chute a pedra cinza nele para acertá-lo, pegue a cereja e o cacho de bananas com o arpão e em seguida coloque o arpão nos ganchos brancos do chão. Suba e chute a pedra que bloqueia o caminho para o lado direito e abra o portão de ferro.

Entre por essa passagem e nessa nova sala estará sem luz, os itens e inimigos que estão nesse local são:

  • Uma escada estará na esquerda inferior da tela

  • Um Diamante Vermelho estará quase na parte central inferior

  • No meio está uma pedra cinza que pode ser chutada

  • A Chave de Ouro está na parte superior esquerda da tela

  • Mais acima temos outra pedra cinza que bloqueia o caminho

 

Pegue a Chave de Ouro e entre na escada, e chegamos a uma plataforma cheia de desenhos, aqui cada item faz um movimento diferente na plataforma, explicando em detalhes:

  • Seta para Cima: A Plataforma Subirá

  • Seta Para Baixo: A Plataforma Descerá

  • Seta Para Direita: A Plataforma irá para a Direita

  • Seta Para Esquerda: A Plataforma irá para a Esquerda

 

Uma dica é procurar pisar sempre nas setas para cima e para a direita, até que a plataforma alcance a parte superior direita da tela, onde está o habitante local e a vela, além da passagem. Entre por essa passagem quando conseguir chegar até esse local e passe pela plataforma cheia de buracos, entre na passagem da direita e chegaremos a um local com uma plataforma amarela de madeira e dois barris, além do habitante local, um arpão e um portão amarelo de madeira que precisa ser aberto com a chave de ouro.

Pegue o Barril e jogue-o no botão amarelo do centro da tela, isso ativará a plataforma de madeira, suba nele e alcance a parte central da tela, abra o portão e pegue o arpão, então desça pela escada que está na parte central superior.

Nesse local temos três canhões, acerte-os uma quatro vezes cada um com os próprios itens que eles jogam no Pateta/Max e então jogue o arpão nos ganchos brancos do chão e passe para o outro lado, pegue o cacho de bananas e a cereja e então coloque o arpão nos outros ganchos do chão para obter acesso ao lado esquerdo inferior da tela, nesse lugar pegue o cacho de bananas e a cereja e então desça pela passagem inferior da tela.

Chegamos ao último e mais complicado puzzle do jogo, a sequência para conseguir resolvê-lo é a seguinte:

  1. Chute a terceira pedra para a direita

  2. Agora chute a segunda pedra para baixo e depois para a direita para ela ficar ao lado da outra pedra na direita

  3. Chute a primeira pedra para a esquerda, ela encostará na parede

  4. A pedra da direita só precisa ser chutada para cima no local marcado com a estrela

  5. Chute a quinta pedra para o lado esquerdo

  6. A primeira pedra será chutada para baixo, encostando na pedra chutada anteriormente

  7. Chute a pedra que sobrou para a esquerda e para cima na área marcada com a estrela

Então o portão se abrirá, desça e entre pela passagem inferior da tela. Derrote os três piratas desses local e pegue o Diamante Azul se você quiser, pegue também os arpões que estão no centro da tela, depois disso suba na passagem do topo da tela.

Na sala anterior siga para a passagem da esquerda, e aqui temos quatro piratas que guardam o portão do chefe do jogo. No meio da tela está um canhão com duas setas cinzas e um botão amarelo. Quando pisar no botão amarelo uma bola sairá do canhão, as setas servem para controlar o local onde o canhão jogará as bolas, tente acertá-las nos quatro inimigos para que o portão seja aberto. Agora suba e entre pela passagem que dá acesso ao Final Boss (Chefe Final).

Ele virá rodando e irá parar no centro da tela, ele fará algumas ações, que são:

  • Quando ele assoviar dois piratas aparecerão, um de cada lado da tela e atrapalharão Pateta/Max

  • Quando ele girar e percorrer a tela, ele lançará bombas pela tela, que podem ser pegas pelo jogador e jogadas no chefe para derrotá-lo

  • Algumas vezes ele lançará um gancho e prenderá o jogador, aperte os botões para a esquerda e a direita para se soltar ou apenas fuja dele nesse momento

  • Quando ele atirar algumas esferas desvie delas

 

Basta apenas esperar ele girar e jogar as bombas, então acerte-o umas doze vezes para derrotá-lo.

Pateta e Max resgatam seus amigos antes que eles virassem comida de jacaré e tudo volta ao normal!

Fim

bottom of page