Sobre o Jogo - Keystone Kapers - Atari 2600

Desenvolvedor: Activision

Videogame: Atari 2600

Ano de Lançamento: 1983

Jogadores: 1 Jogador

Categoria: Plataforma

Design Criador: Garry Kitchen

O Jogo

É um jogo estilo policia e ladrão, que a Activion fabricou e publicou em 1983 para o videogame Atari 2600. É considerado um jogo de plataforma, e é inspirado na série Keystone Cops. O Guarda se chama Kelly Keystone e deve perseguir Harry Hooligan que fugiu e deve ser capturado novamente. Ao todo foram vendidas 750.000 unidades do jogo que foi um sucesso e chegou a vir com alguns videogames aqui no Brasil.

São ao todo 3 andares e um terraço, com diversos itens e armadilhas que dificultam a tarefa do jogador. Inicialmente o jogador deverá correr para o lado esquerdo, passar pelas armadilhas e pegar os itens que dão pontos, então subir pela escada rolante para conseguir o acesso ao andar de cima, em alguns momentos é possível pegar o elevador para subir pelos andares mais rapidamente, mas depende do tempo e se o elevador está no andar correto na hora que o jogador estará passando na frente dele. Após isso o jogador deverá correr para o lado direito, pegar os itens e continuar correndo até a outra escada rolante da direita. Chegando ao primeiro andar basta ir para o lado esquerdo, passar pelas armadilhas, pegar os itens se houver algum e subir na escada rolante novamente. Obtendo o acesso ao térreo basta correr até capturar o fugitivo, evitando que ele escape pelo lado direito da tela.

 

Os itens que dão pontuação ao jogador e devem ser obtidos são:

  • Mala/Maleta – 50 Pontos

  • Saco de Dinheiro – 50 Pontos

 

Já as armadilhas e itens que atrapalham o jogador são:

  • Bolas – Flutuam e saltam pelo chão, dificultando a passagem do jogador, em alguns momentos vem em dupla

  • Carrinhos de Compras – Ele vem correndo e o jogador deverá saltá-los para evitar perder alguns segundos do tempo se for acertado

  • Rádios – Ficam fixos em alguns locais da tela e são da cor verde, o jogador deverá saltá-los, geralmente estão em trio.

  • Aviões – Ele vem voando pelo alto e o jogador deverá abaixar no momento em que ele se aproximar

No Começo a pontuação é Zerada e O Jogador terá 3 ou 4 chances para tentar realizar a missão do jogo. São ao todo 50 segundos para concluir cada uma das fases e cada vez que o tempo zera o jogador perde e deve começar a fase novamente. Ao ser acertado por alguma das armadilhas o jogador perderá pontos, mas só perde quando o tempo chega ao 0 e ele não capturou o fugitivo.

Para Escapar das armadilhas

  • Bolas – Abaixe ou salte-as no momento certo e seja rápido, pois quando um inimigo desaparece no lado direito, um outro reaparece no lado direito da tela automaticamente.

  • Carrinhos de Mercado – Salte-os quando ele virem na direção do personagem

  • Rádios – Apenas salte sobre eles

  • Aviões – Vá andando e abaixando quando eles se aproximarem

 

A medida com que o jogador vai passando de fase, a velocidade dos inimigos aumenta e tudo fica mais complicado, pois o tempo é o mesmo das outras telas anteriores. A utilização do elevador é uma forma de ganhar tempo e permitir capturar o fugitivo com mais rapidez. O número de armadilhas vai aumentando a medida que o jogador vai conseguindo passar as fases.

Quando o jogador é acertado por algum inimigo ou armadilha o tempo do relógio diminui em 9 segundos. Quando as vidas extras acabam o jogo paralisa e fica o recorde do jogador no canto esquerdo superior.

A Tela do Jogo

  • Pontuação – Canto superior esquerdo

  • Tempo – Canto Superior Esquerdo, abaixo da Pontuação

  • Cenário – No Centro da tela

  • Mapa – Na Parte inferior, mostrando a tela em sua totalidade, só que em miniatura, para ajudar o jogador a identificar os itens e locais

  • São ao todo 4 Escadas Rolantes na Tela e 4 Corredores

  • Há alguns retângulos azuis que enfeitam a tela e na parte superior está uma cidade

  • As tentativas são Chapéus Pretos (3) que estão em formato de ícone no canto superior esquerdo

  • O Guarda tem a Roupa Azul, e um chapéu preto e corre pela tela de forma robótica

  • O Ladrão tem a roupa listrada de Preto e Branco

  • As maletas e sacos de dinheiro são amarelos ouro

Um Excelente jogo Clássico e que fez muito sucesso quando foi lançado, item indispensável aos colecionadores de jogos antigos.

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