Sobre o Jogo - Pitfall - Atari 2600

Desenvolvedor: Activision

Videogame: Atari 2600

Ano de Lançamento: 1982

Jogadores: 1 Jogador

Categoria: Plataforma

Design Criador: David Crane

História

É um jogo lançado pela empresa Activision para o videogame Atari 2600 o ano de 1982. Foi um sucesso de vendas, alcançando mais de 4 milhões de jogos vendidos.

Ele foi Desenhado pelo Designer David Crane que criou e programou o jogo em meados dos anos 80 quando trabalhou na Activision. Ele disse que desenhou no papel uma figura no centro da folha, depois algumas linhas para simbolizar o chão, as árvores da selva e os itens do jogo que o Jogador deveria obter. Em apenas 10 minutos ele criou o desenho de como seria o jogo, só que levou 1.000 horas de programação para ele concluir todo o jogo. Apesar do Hardware da época e das dificuldades, o game foi um sucesso pela beleza e jogabilidade. O tamanho do jogo era de apenas 4KB, o que já era muito para a época, claro que hoje 4KB é um tamanho utilizado em arquivos de textos (Bloco de Notas) e similares e é praticamente nada, mas quando foi lançado o game extrapolava o tamanho dos cartuchos. O Atari tinha apenas 128 Bytes de Memória Ram. São o todo 255 Telas e o jogo não tem final devido a limitação da época. As telas são aleatórias e os inimigos e itens são gerados através de um algoritmo.

A Tela e o Jogo

O Personagem principal é um Homenzinho chamado Pitfall Harry que precisa coletar 32 itens espalhados pelas telas que tem como tema uma Floresta. O Tempo que o jogador tem para tentar concluir o jogo é de apenas 20 minutos, e o caminho não é muito fácil já que existem diversos inimigos, tais como:

  • Morcegos

  • Cobras

  • Crocodilos

  • Escorpiões

Além disso existem outros objetos que estão presentes nas telas e que dificultam o alcance do objetivo, esses itens são:

  • Buracos ou Poços

  • Areia Movediça

  • Troncos de Árvores que vem rolando ou que estão parados

  • Paredes de Tijolos que impedem a passagem

  • Lagos com Crocodilos

  • Fogueira

 

Já os itens que o Jogador deve obter ao longo do jogo são:

  • Barras de Ouro (8)

  • Saco de Dinheiro (8)

  • Anel (8)

  • Barra de Ouro Cinza (8)

 

É possível andar para o lado direito e também para o lado esquerdo, as telas vão sendo geradas aleatoriamente e os itens também a medida com que o jogador avança pelos estágios do jogo. É possível caminhar pela parte superior da tela ou pela parte inferior, que possui uma escada que dá acesso a parte de baixo da tela que é cheia de escorpiões.  Os cipós servem para saltar os lagos e buracos, evitando os jacarés e armadilhas da tela. Os tesouros a medida que são obtidos geram uma pontuação ao jogador que pode ser vista na parte superior esquerda da tela. Caso Pitfall Harry seja acertado por um tronco de madeira ou alguma armadilha na tela o jogador perderá alguns pontos.

Pontuações dos Itens (Cada Item - 1 Unidade)

Anel – 5.000 Pontos

Barra de Ouro – 4.000 Pontos

Barra de Ouro Cinza – 3.000 Pontos

Saco de Dinheiro – 2.000 Pontos

Os Crocodilos

Eles abrem a boca e fecham em seguida, espere o melhor momento para saltar sobre eles, sempre salte na parte direita da cabeça dos crocodilos para evitar perder. Ao todo são 3 tentativas que o jogador terá para zerar o jogo.

 

Pontuação Obtida ao Pegar todos os Itens

Pontos Iniciais – 2.000 Pontos

Aneis – 40.000 Pontos

Barras de Ouros - 32.000 Pontos

Barras de Ouro Cinza – 24.000 Pontos

Sacos de Dinheiro – 16.000 Pontos

Total = 114.000 Pontos

 

Após conseguir os 32 Tesouros o jogo simplesmente ficará congelado, simbolizando que você conseguiu zerar o jogo, veja a pontuação no canto superior esquerdo e Parabéns.

Esse jogo é um clássico e dispensa comentários, além de ser excelente é uma obra prima dos videogames.