• Claudio Veríssimo

Copa do Mundo 1994

A Copa do Mundo de 1994 foi um enorme sucesso e foi a primeira sediada nos Estados Unidos. Com isso muitos recordes foram batidos e o resultado foi o tetracampeonato Brasileiro conseguido merecidamente pela seleção.


Assim, houveram muitos destaques e resultados surpreendentes, sendo um evento completo e muito disputado. Então vamos saber mais sobre a Copa do Mundo de 1994 e relembrar alguns dados históricos.


A Copa do Mundo de 1994

Por Ted Eytan from Washington, DC, USA - 2018.06.17 Over the Rose Bowl, Pasadena, CA USA 0039, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=70083195

Esse grande evento se iniciou em junho de 1994 e teve como primeiro jogo a vitória da Alemanha por 1 a 0 frente a Bolívia. A Alemanha era a atual campeã do mundo na época e se esperava um bicampeonato por parte da seleção.


Contudo, o Brasil tinha um time muito forte e contando com a maestria do craque Romário conseguiu vencer o torneio. A Argentina tinha jogadores de alto nível e tinham tudo para tentar levantar a taça.


Mas acabaram sendo derrotados pela Romênia em um jogo incrível e que foi considerado um dos melhores da copa. A Itália também tinha um forte elenco, porém perdeu a final para o Brasil.


A Bulgária e a Romênia também se destacaram bastante e terminaram em boa colocação na tabela. Veja alguns dados sobre a Copa do Mundo 1994:


  • Seleções: 24

  • Organizador: Fifa

  • País Sede: Estados Unidos

  • Duração: de junho até julho

  • Total de Gols: 141

  • Jogos: 52

  • Campeão: Brasil

  • 2° Colocado: Itália

  • 3° Colocado: Suécia

  • Artilheiros: Hristo Stoichkov (Bulgária) e Oleg Salenko (Rússia): 6 gols

  • Melhor Ataque: Rússia com 7 gols

  • Melhores Defesas: Bélgica, Brasil e Noruega: 1 gol

  • Maior goleada da Copa: Rússia 6 x 1 Camarões

  • Além disso, os destaques da copa ficaram da seguinte forma:

  • Goleiro: Michel Preud-homme (Bélgica)

  • Melhor Jogador: Romário (Brasil)

  • Destaque jovem: Marc Overmars (Holanda)


As seleções participantes


Conforme citamos anteriormente ao todo foram 24 seleções que disputaram a Copa do Mundo de 1994. Então vamos conhecer quais são esses países participantes:


  1. Alemanha

  2. Arábia Saudita

  3. Argentina

  4. Bélgica

  5. Brasil

  6. Bolívia

  7. Bulgária

  8. Camarões

  9. Colômbia

  10. Coreia do Sul

  11. Espanha

  12. Estados Unidos

  13. Grécia

  14. Irlanda

  15. Itália

  16. Marrocos

  17. México

  18. Nigéria

  19. Noruega

  20. Países Baixos

  21. Romênia

  22. Rússia

  23. Suécia

  24. Suiça



Os Estádios da Copa do Mundo de 1994


As partidas foram disputadas nos seguintes estádios:


  • Rose Bowl

  • Stanford Stadium

  • Pontiac Silverdome

  • Giants Stadium

  • Cotton Bowl

  • Soldier Field

  • Citrus Bowl

  • Foxboro Stadium

  • Robert F. Kennedy M. Stadium


Os grupos e as equipes classificadas


Grupo A


O grupo A teve em sua composição quatro seleções e ficou da seguinte forma:


  1. Romênia – 6 Pontos

  2. Suíça – 4 Pontos

  3. Estados Unidos – 4 Pontos

  4. Colômbia – 3 Pontos


De fato, esperava-se bastante da seleção da Colômbia que tinha excelentes jogadores na época. Porém a seleção não conseguiu bons resultados e acabou sendo eliminada ainda na primeira fase.


Os Estados Unidos que eram o país sede fizeram bonito e conseguiram se classificar para a fase de oitavas de final. Embora tenha sido um grupo bem equilibrado, a Romênia ficou em primeiro lugar com méritos.


A Suíça fez bons jogos e conseguiu se classificar em segundo lugar no grupo, avançando assim para a próxima fase.



Grupo B


O grupo B tinha como principal seleção o Brasil e a expectativa era grande:


  1. Brasil – 7 Pontos

  2. Suécia – 5 Pontos

  3. Rússia – 3 Pontos

  4. Camarões – 1 Ponto


A seleção brasileira conseguiu um empate e duas vitórias ficando assim em primeiro lugar com 7 pontos. A Suécia tinha um bom time e conseguiu segurar o Brasil, ficando com 5 pontos na segunda colocação.


A Rússia não se classificou para a segunda fase, mas aplicou um grande goleada de 6x1 em Camarões. Por fim, a seleção de Camarões acabou conseguindo apenas um ponto no empate com a Suécia.



Grupo C


Contando com a presença da atual campeão a Alemanha o grupo tinha a seguinte estrutura:


  1. Alemanha – 7 Pontos

  2. Espanha – 5 Pontos

  3. Coreia do Sul – 2 Pontos

  4. Bolívia – 1 Ponto


Em resumo, a Alemanha obteve duas vitória e um empate e ficou em primeiro lugar na tabela. A Espanha fez boas partidas e conseguiu 2 empates e uma vitória.


Enquanto que a Coreia do Sul fez apenas dois pontos e a Bolívia apenas 1 ponto, sendo assim desclassificadas.



Grupo D


Esse grupo tinha como destaque a seleção Argentina que mantinha um excelente time:


  1. Nigéria – 6 Pontos

  2. Bulgária – 6 Pontos

  3. Argentina – 6 Pontos

  4. Grécia – 0 Pontos


A Argentina começou muito bem goleando a Grécia por 4x0, venceu em seguida a Nigéria por 2x1 e perdeu de 2x0 para a Bulgária. A Nigéria com duas vitórias e uma derrota ficou em primeiro lugar do grupo.


Já A Bulgária com duas vitórias também ficou com 6 pontos, terminando em terceiro lugar na tabela. A Grécia que estava estreando em copas acabou sendo eliminada do torneio na primeira fase.



Grupo E


O grupo E tinha as seguintes seleções em sua composição:


  1. México – 4 Pontos

  2. Irlanda – 4 Pontos

  3. Itália – 4 Pontos

  4. Noruega – 4 Pontos


Esse é um dos grupos mais incríveis da Copa do Mundo de 1994, pois simplesmente as seleções empataram. Todas elas ficaram com 4 pontos, sendo uma vitória e um empate.

O México ficou em primeiro lugar, a Irlanda em segundo e a Itália em terceiro, a Noruega foi desclassificada ficando em último.



Grupo F


Por fim, temos o grupo F que contava com a Holanda, seleção fortíssima e que tinha grandes estrelas:


  1. Holanda – 6 Pontos

  2. Arábia Saudita – 6 Pontos

  3. Bélgica – 6 Pontos

  4. Marrocos – 0 Pontos


Houve um grande equilíbrio nesse grupo e as três principais seleções conseguiram uma vitória, um empate e uma derrota cada. A seleção de Marrocos foi eliminada da copa sem fazer nenhum ponto.



Oitavas de Final da Copa do Mundo de 1994


Na segunda fase da Copa do Mundo de 1994 as melhores seleções disputaram entre si a vaga nas quartas de final. Assim, os resultados ficaram da seguinte maneira:


  • Romênia 3 x 2 Argentina

  • Arábia Saudita 1 x 3 Suécia

  • Holanda 2 x 0 Irlanda

  • Brasil 1 x 0 Estados Unidos

  • México 1 (1) x 1 (3) Bulgária

  • Alemanha 3 x 2 Bélgica

  • Nigéria 1 x 2 Itália

  • Espanha 3 x 0 Suiça


O Jogo da Romênia contra a Argentina foi incrível e dinâmico, terminando em um incrível 3 x 2. Os gols da Romênia foram marcados por Dumitrescu (2) e Hagi e os da Argentina por Batistuta e Balbo.


A forte seleção da Suécia vencer a Arábia Saudita que tinha conseguido bons resultados na copa por 3 x 1. A Holanda venceu fácil a Irlanda por 2 x 0 e o México foi derrotado nos pênaltis para a Bulgária.


O Brasil fez um ótimo jogo, mas a seleção americana estava decidida a dificultar a classificação. Assim, o gol foi feito pelo atacante Bebeto após um passe do gênio Romário e o Brasil se classificou.


A Alemanha conseguiu se classificar vencendo a Bélgica por 3 x 2, mas o goleiro Preud’homme fez ótimas defesas. Mas a maestria do atacante Klinsmann fez toda a diferença e a Alemanha venceu.


A Nigéria que estava fazendo uma excelente copa, acabou perdendo para a Itália que tinha Roberto Baggio. O atacante fez os dois gols e garantiu a passagem para as quartas de final.

Enquanto que a Espanha venceu por 3 x 0 a seleção da Suíça e se classificou bem para a próxima fase do torneio.



Quartas de final da Copa do Mundo de 1994


Nessa nova fase da Copa do Mundo de 1994 sobraram os melhores países e os jogos foram muito disputados. Os resultados ficaram da seguinte forma:


  • Romênia 2 (4) x 2 (5) Suécia

  • Holanda 2 x 3 Brasil

  • Bulgária 2 x 1 Alemanha

  • Itália 2 x 1 Espanha


Em resumo, a Romênia que havia eliminado a forte Argentina, não conseguiu superar a forte Suécia. Mas o jogo só foi decidido nos pênaltis, após um empate em 2 x 2.


A Holanda que tinha uma forte seleção que contava com Bergkamp e Winter jogou com o Brasil. De fato, a seleção Brasileira era muito boa e fez uma excelente partida, que começou fácil e terminou dramática.


Pois, o Brasil abriu o placar com Romário e ampliou para 2 x 0 com o atacante Bebeto. Contudo, no segundo tempo os Holandeses Bergkamp e Winter fizeram dois gols e empataram a partida.


Então surgiu o herói do jogo, o lateral Branco que realizou uma cobrança de falta incrível e garantiu a classificação. Aqui começava a demonstração do poder que a seleção brasileira tinha para levantar a taça.


A Bulgária tinha a difícil missão de encarar a forte Alemanha atual campeã da copa. E a Alemanha fez 1 x 0 ainda no primeiro tempo, ampliando ainda mais as dificuldades.


Porém, Stoichkov e Lechkov marcaram no final do jogo e surpreendentemente eliminaram a campeão. Esse foi considerado junto com o jogo da Romênia x Argentina duas vitórias incríveis e inesperadas.


A Itália conseguiu uma boa vitória por 2 x 1 frente a Espanha e se classificou com gols de Dino Baggio e Roberto Baggio.



Semifinais da Copa do Mundo de 1994


As semifinais da Copa do Mundo de 1994 foram muito disputadas e trouxeram ótimos jogos. A Itália que tinha Roberto Baggio venceu a forte Bulgária de Stoichkov por 2 x 1.


O Atacante Roberto Baggio marcou dois gols e ajudou a sua seleção a garantir a vaga na final do torneio. O Brasil novamente enfrentou a Suécia e conseguiu com um gol de cabeça de Romário chegar até a final da Copa.



Disputa do Terceiro Lugar


A Suécia enfrentou a Bulgária e venceu de goleada por 4 x 0 garantindo assim o terceiro lugar no torneio. Todos os gols aconteceram no primeiro tempo e foram marcados por vários jogadores diferentes.



A Final da Copa do Mundo de 1994


Sem dúvida, a final foi histórica, pois reunia dois países tricampeões do torneio até então. Assim, quem vencesse se tornaria o primeiro país tetracampeão do do mundo e ficaria na frente da outra seleção.


Em uma partida muito disputada o jogo terminou em seu tempo normal em 0 x 0 seguindo assim para a prorrogação. E o resultado persistiu em 0 x 0 até os pênaltis, criando um cenário que nunca ocorreu em uma final de copa.


No final o Brasil fez 3 x 2 nos pênaltis e se sagrou campeão do torneio depois de 24 anos de espera.


Seleção da Copa do Mundo de 1994

Fonte: https://www.cbf.com.br/selecao-brasileira/noticias/selecao-masculina/brasil-conquista-o-tetracampeonato-mundial-em-17-de-julho-de-1994

O Brasil contava com a seguinte formação de jogadores quando venceu a copa do mundo:


  1. Taffarel

  2. Jorginho

  3. Aldair

  4. Márcio Santos

  5. Branco

  6. Dunga (Capitão)

  7. Mauro Silva

  8. Mazinho

  9. Zinho

  10. Bebeto

  11. Romário


Já a seleção de destaques da copa do mundo de 1994 ficou da seguinte maneira:


  1. Michel Preud’homme

  2. Jorginho

  3. Márcio Santos

  4. Paolo Maldini

  5. Dunga

  6. Krasimir Balakov

  7. Gheorghe Hagi

  8. Tomas Brolin

  9. Romário

  10. Hristo Stoichkov

  11. Roberto Baggio


Principais artilheiros do Torneio


  • 6 Gols: Stoichkov e Oleg Salenko

  • 5 Gols: Jurgen Klinsmann, Roberto Baggio, Kennet Andersson, Romário

  • 4 Gols: Gabriel Batistuta, Raducioiu, Martin Dahlin


Nos próximos artigos falarei em detalhes sobre a campanha do Brasil na Copa do Mundo de 1994. Esse torneio sem dúvida me traz ótimas lembranças e alegrias, pois foi a primeira copa que eu acompanhei.



Texto Escrito: Cláudio Jr – favor não copiar as imagens ou o texto sem a autorização do autor.


Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1994

Quem Somos  

Sobre a Loja        
Dúvidas
Produtos a Venda
Jogos/Detonados
Blog
Loja Virtual

Outros Assuntos 

Parceiros do Site    
Desenhos
Fan Page no Facebook
Instagram da Loja
E-mail de Contato
Contato via Mensagem

Diversão no Site

Jogos Online    
Dicas de Jogos
Detonados
Longplays
Speedruns
Doações

  • Facebook - Loja do Colecionador SP
  • Twitter
  • Google+
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram
Visitantes do Site
Visualizações