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Super Mario World - Super Nintendo

Listagem de Itens do Jogo

  • Alvo com Fita: Item com uma Fita no final da fase, onde essa fita for cortada gerará pontos para a tela bônus.

  • Asas: Quando Yoshi obtê-las ele poderá voar e em alguns casos poderá até finalizar a tela com elas.

  • Balão: Serve para inflar Mario/Luigi que poderão flutuar na tela e alcançar diversos locais.

  • Blocos Amarelos com Interrogação: Ao serem acertados dão algum item ao jogador.

  • Blocos Azuis Agarráveis: São Blocos que podem ser agarrados e lançados na tela.

  • Blocos com 2 Riscos: Ao serem acertados podem girar ou ativar uma planta que permite ser escalada por Mario/Luigi.

  • Blocos de Gelo: Blocos de gelo escorregadios e difíceis de controlar o personagem.

  • Blocos Marrons: São blocos sólidos e não acontece nada quando são acertados.

  • Blocos que se Movimentam: São Blocos alinhados que se movimentam na horizontal e na vertical. 

  • Blocos Voadores com Interrogação: Dão algum item ao jogador quando são acertados.

  • Bola Mágica Verde com Interrogação: Item que está no final da tela e ao ser obtido permite o acesso ao Barco Afundado.

  • Botão On/Off: Botão que serve para desviar o caminho de uma plataforma.

  • Capa: Permite que Mario/Luigi possam voar.

  • Caixa com itens Aleatórios: Uma caixa que ao ser acertada, libera um item para o jogador.

  • Caixa com Imagem de Nota Musical: Uma caixa que permite saltar bem alto ao pular nela. 

  • Caixas com Estrelas: Ao serem acertadas podem ou não dar itens ao jogador.

  • Caixas de Informações: Servem para mostrar textos informativos assim que são ativadas pelo jogador

  • Caixas Amarelas com Exclamação: Ao serem acertadas dão um cogumelo ao jogador.

  • Canos/Encanamentos: Alguns deles permitem que o jogador entre nele para ir para outro local, outros são apenas de enfeite.  

  • Cascos Vermelhos: Ao serem engolidos por Yoshi permitem que ele lance 3 Bolas de Fogo.

  • Chave: Permite abrir novas fases secretas ao ser colocada na fechadura.

  • Cogumelo Vermelho: Aumenta o tamanho do Mario/Luigi, tornando Super Mario/Luigi.

  • Cogumelo Verde: Dá uma vida extra ao jogador.

  • Estrela (Item): Torna o personagem invencível por um período de tempo.

  • Estrela (Tela): Passagem secreta que permite acesso a uma determinada tela do mundo estrela.

  • Fechadura: Local onde deverá ser encaixada a chave, para obter acesso as passagens secretas. 

  • Fita de Marcação: No centro de cada tela estará uma fita que marca a metade da tela.  

  • Flor: Permite que Mario/Luigi lancem bolas de fogo nos inimigos.

  • Frutas Vermelhas: Ao serem comidas pelo Yoshi dão ao jogador 1 moeda nas pontuações

  • Frutas Verdes: Se Yoshi comer 2 dessas frutas uma nuvem aparecerá e jogará moedas, se o jogador obter todas ganhará uma vida. 

  • Grades: São itens que podem ser escalados por Mario/Luigi e onde as tartarugas inimigas ficam penduradas.

  • Grades Giratórias: São grades que podem ser movimentadas, permitindo acesso aos dois lados da tela. 

  • Interruptor Cinza (P): Transformará inimigos em moedas cinzas.

  • Interruptor Azul (P): Transformará blocos em moedas e vice-versa.

  • Lua: Quando capturada dará 3 vidas ao jogador.

  • Mini Yoshi: São Yoshis pequenos que necessitam ser alimentados 5 vezes para se tornarem Yoshis grandes.

  • Máquina com Corda: Uma máquina com uma corda presa que permite o jogador se deslocar na tela.

  • Moedas: São coletadas ao longo da tela e quando são obtidas 100 delas o jogador ganha uma Vida.

  • Moeda Cinza: Quando coletadas em bom número geram vidas extras.

  • Moeda Yoshi: Coletando 5 delas em uma tela o jogador ganhará uma vida.

  • Mola Verde: Espécie de Mola que serve para o jogador saltar e alcançar lugares altos no jogo.

  • Plataforma Cinza que Cai: Uma plataforma que cai ao ser tocada pelo jogador.

  • Plataformas para Salto (Verdes): Plataformas maleáveis que permitem pular bem alto nas telas. 

  • Plataforma de Pedras Giratória: Uma plataforma de pedras com 3 partes que fica girando automaticamente.

  • Porta Amarela: Uma pequena porta que permite acesso a próxima parte da tela.

  • Porta Vermelha: Uma grande porta que dá acesso aos chefes das telas.

  • Nuvens juntas: Em alguns locais altos da tela teremos algumas nuvens juntas que permitem que o jogador possa andar nelas. 

  • Plataformas de Madeira Giratórias: São Plataformas que giram quando o jogador sobe nelas.

  • Placa Indicativa: No final da fase existe sempre uma plaquinha com uma seta que indica a saída da tela.

  • Quadrado Superior na Tela: Permite alojar um item extra, caso Mario/Luigi já tenham poderes. 

 

Estilos de Telas e Locais do Jogo

​Telas simples com uma Saída (Amarelas)

Essas fases são padrões e apresentam apenas uma saída possível. O Objetivo é derrotar os inimigos e passar os obstáculos. No final de cada​ tela é necessário passar pela Meta para finalizar. No mapa elas possuem um ponto amarelo que indica que são fases simples. A maioria das telas são dessa maneira.

Telas com duas Saídas (Vermelhas)

Essas fases são diferentes, pois elas possuem duas saídas possíveis. Ao chegar na Meta o jogador passará pela primeira vez, porém precisará entrar novamente na tela para achar a outra saída.​ Ao entrar novamente na fase o jogador deverá buscar a chave ou porta secreta que leva ao fim da tela. As chaves são as mais comuns, mas em alguns locais as portas secretas estão escondidas.

Castelos com Chefes (Filhos do Bowser)

Os Castelos guardam inimigos complicados e no final da tela há uma batalha contra um dos filhos do Bowser. Cada uma das áreas possui um desses castelos em um ponto estratégico.

Ao todo serão 7 castelos com 7 subchefes. No castelo final do Jogo Super Mario World estará o Bowser (Final Boss). Outros castelos secundários aparecem no jogo mas seu chefe são os Reznors.

Switch Palaces (Interruptores)

Em certas áreas do jogo teremos alguns interruptores coloridos. Cada um deles serve para uma determinada ação. Não são obrigatórios de serem apertados, porém o jogo ficará bem mais complicado sem eles.

A localização de cada um desses interruptores é:

  • Amarelo – Na Yoshi’s Islands

  • Verde – Na Donut Plains

  • Vermelho – Está na Vanilla Dome

  • Azul – Escondido na Forest of Illusion​

 

​Fortalezas (Castelos sem Chefes)

Como dito anteriormente as Fortalezas também são espécies de castelos. Elas são bem complicadas e ao final de cada uma o jogador enfrentará os Reznors. Esses inimigos são uma espécie de dinossauros que cospem bolas de fogo e ficam girando em uma plataforma. Para derrotá-los é necessário acertar cada plataforma até derrubá-los.

 

Área Secreta (Acima da Casa Fantasma)

Na área Donut Plains existe uma casa fantasma na parte superior. Essa casa tem uma passagem secreta que abre a área secreta do jogo. Nesse local há algumas pedras que dão ao jogador um Yoshi e 4 itens.​

 

Star World (Mundo da Estrela)

Em algumas das fases que contém duas formas de saída, há algumas estrelas escondidas. Elas permitem girar o Mario/Luigi e assim os envia para a Estrada da Estrela. Nesse local existem vários inimigos, passagens secretas e atalhos para outras áreas do jogo. Aqui temos também os Yoshis coloridos que possuem habilidades especiais.

Cada tela contém duas saídas, uma normal e outra secreta. No meio da área há uma passagem secreta que permite o acesso ao Mundo Especial. Girando em cada estrela o jogador poderá ir para diversos locais do mapa. Na Estrela inferior do canto direito podemos obter acesso a área do Bowser (Final Boss).

 

Special World (Mundo Especial)

É um local com 8 telas extremamente complicadas. Requer muita habilidade do jogador. A fase conhecida como tubular é uma das mais difíceis de todas, pois requer habilidade com os Balões. Na última tela o jogador recebe uma mensagem dizendo que ele é um super jogador.

 

A fase que aparece na abertura do jogo está presente nesse mundo e pode ser jogada também.

Ao passar por todas as telas siga para o lado esquerdo e gire na estrela. O Jogador terá um jogo todo modificado, com cores e inimigos diferentes. Essa é uma espécie de prêmio para quem conseguir o desafio.

 

 

Yoshi’s Coloridos e suas Habilidades

  • Yoshi Verde: Possui as habilidades normais do Yoshi

  • Yoshi Azul: Pode voar quando engole um dos inimigos

  • Yoshi Amarelo: Ganha o poder de pisar forte no chão quando engole algum dos inimigos da tela

  • Yoshi Vermelho: Cospe 3 Bolas de fogo ao engolir um inimigo

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