Dados do Game
Super Mario World foi um jogo lançado pela Nintendo para o videogame Super Nintendo no ano de 1990 e foi um enorme sucesso, vendendo aproximadamente 20 milhões de cópias do jogo em todo o mundo. A mídia que era utilizada na época eram as fitas ou cartuchos que vinham com um chip onde o jogo vinha instalado internamente e uma parte do chip era encaixado no aparelho. Alguns desses jogos utilizavam baterias para o salvamento do progresso do jogo, no caso do Super Mario World é justamente isso que ocorria a bateria interna da fita salvava o progresso do jogador e poderia ser limpa caso o jogador quisesse deletar o save do jogo. Trata-se de um excelente game de plataforma bidimensional, com bonitos gráficos e jogabilidade muito boa. Fez muito sucesso nos anos 90 e atualmente continua popular, através do lançamento do Super Nintendo Classic Edition que vem com o esse e outros jogos inclusos na memória.
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História do Jogo
Os irmãos Mario e Luigi novamente tem a missão de salvar a Princesa Peach que foi raptada pelo Bowser, que juntamente com seus aliados e filhos tentam impedir que Mario seja bem sucedido nessa missão. Dessa vez Mario possui diversos poderes que o auxiliam nessa tarefa, tornando o jogo muito divertido e emocionante. Ao todo são 9 locais que devem ser explorados no jogo e cada uma dessas áreas é protegida por um dos filhos do Bowser que são considerados chefes de determinado ponto do jogo.
Uma novidade que o jogo traz é a primeiras aparição do simpático Yoshi, um Dinossauro que ajuda Mario e Luigi nessa jornada. Com ele é possível derrotar os inimigos com mais facilidade, seja engolindo os adversários, cuspindo cascos de tartarugas ou até mesmo voando. Mais adiante estarei falando sobre os diversos Yoshis com cores diferentes que aparecerão nas áreas especiais do jogo.
O Local onde a história se desenrola se chama Terra dos Dinossauros (Dinossaur Land), onde os diversos dinossauros viviam em paz e harmonia, até que Bowser resolveu capturar a Princesa e os amigos de Yoshi, que foram presos em ovos pelo terrível vilão. Com isso restou aos irmão Mario e Luigi encararem o desafio e juntos tentarem resgatá-los novamente.
São ao todo 96 fases divididas em 9 Mundos diferentes, com passagens secretas nas fases com pontos em vermelho e com saídas normais nas telas com pontos amarelos, além de 4 interruptores (Lâmpadas), que ao serem ativados modificam os blocos da cor do mesmo, tornando o bloco sólido. Para chegar até o castelo do Bowser é necessário derrotar os 7 filhos do Bowser (Passando todas as telas) ou cortando caminho através dos atalhos do jogo. Dois mundos especiais podem ser alcançados através dessas passagens secretas que são: Star Road (Rota da Estrela) e Special World (Mundo Especial).
Super Mario World - Super Nintendo 1990/1991
Proibida a Cópia - Texto Escrito por: Cláudio Jr
Fonte da Imagem: https://www.magazinevoce.com.br
Iniciando o Jogo
Após o barulhinho de início do jogo iremos ver a Tela de abertura do Jogo que se trata de uma das fases especiais que encontraremos no Mundo Especial, onde as telas são mais difíceis, portanto é possível jogar essa fase do jogo mais adiante.
O Jogo possui 3 locais para Iniciar/Salvar o progresso do game, é possível tanto escolher um dos 3 como apagá-los para recomeçar uma nova partida. Outra maneira de limpar o progresso do jogo e iniciar do zero é pressionando o botão Reset do Videogame, o que fará com que a bateria do game seja zerada. Uma outra maneira de fazer isso é apertando a seguinte combinação de teclas: Start + Select + A + B, com isso o jogo perderá seu progresso e iniciará do zero.
Escolha a opção e aguarde a tela que contará a história do jogo. Depois disso aperte o botão do controle e espere que Mario apareça na tela na área 1 que é se chama Yoshi's Island (Ilha dos Yoshis), ele irá em direção a casa dos Yoshis e o jogador poderá escolher em qual das 3 telas iniciais ele quer jogar. Após isso é só se divertir!
Objetivo do Jogo
O Objetivo é Salvar a Princesa que foi raptada pelo Bowser, passando pelas diversas fases, porém existem 2 maneiras de se conseguir fazer isso. A Primeira maneira delas é jogar todas as fases até chegar no Castelo do Bowser e derrotá-lo, já a Segunda maneira é cortar caminho através dos atalhos para chegar mais rápido até o Vale do Bowser, sendo a melhor maneira conseguir encontrar a Estrela que leva diretamente para esse local, ganhando tempo e finalizando o jogo mais rapidamente. Como podemos ver não é necessário passar todas as telas para zerar o jogo, porém é muito mais divertido realizar o salvamento completo do game (100%), ou seja as 96 Fases.
Além das 7 Áreas principais, existem 2 locais secretos que podem ser encontrados pelo jogador que são: O Mundo da Estrela e o Mundo Especial, ambos são áreas específicas e ao serem encontradas desempenham papéis diferentes no jogo. O Mundo da Estrela contém os Yoshis Coloridos, que possuem habilidades específicas, já o Mundo Especial contém telas muito difíceis que se forem vencidas, trará ao jogador um "Prêmio", pois as Tartarugas e outros Personagens terão seus formatos modificados e tudo se torna bem engraçado, vale a pena tentar esse desafio.
Dicas do Jogo:
Telas com pontos Amarelos possuem apenas uma saída possível.
Telas com pontos vermelhos possuem duas saídas possíveis.
Botões Start + Select apertados ao mesmo tempo permitem sair da tela que já foi passada anteriormente
Botões R e L servem para ver a caixa de Mario e Luigis disponíveis no jogo (Vidas)
São 96 Telas ao Todo
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Personagens Principais:
Mario (Jogável com o Controle 1)
Luigi (Jogável com o Controle 2)
Princesa Peach
Yoshi
Bowser
Botões do Controle:
Botão B: Efetua o Pulo Normal
Botão A: Efetua o Pulo Giratório
Botões X e Y: Habilidades Especiais
Botões R e L: Rolam a câmera para frente e para trás.
Start: Paralisa o jogo.
Select: Junto com o Botão Start permite sair de telas já concluídas anteriormente.
Itens do Jogo:
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Alvo com Fita: Item com uma Fita no final da fase, onde essa fita for cortada gerará pontos para a tela bônus.
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Asas: Quando Yoshi obtê-las ele poderá voar e em alguns casos poderá até finalizar a tela com elas.
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Balão: Serve para inflar Mario/Luigi que poderão flutuar na tela e alcançar diversos locais.
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Blocos Amarelos com Interrogação: Ao serem acertados dão algum item ao jogador.
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Blocos Azuis Agarráveis: São Blocos que podem ser agarrados e lançados na tela.
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Blocos com 2 Riscos: Ao serem acertados podem girar ou ativar uma planta que permite ser escalada por Mario/Luigi.
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Blocos de Gelo: Blocos de gelo escorregadios e difíceis de controlar o personagem.
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Blocos Marrons: São blocos sólidos e não acontece nada quando são acertados.
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Blocos que se Movimentam: São Blocos alinhados que se movimentam na horizontal e na vertical.
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Blocos Voadores com Interrogação: Dão algum item ao jogador quando são acertados.
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Bola Mágica Verde com Interrogação: Item que está no final da tela e ao ser obtido permite o acesso ao Barco Afundado.
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Botão On/Off: Botão que serve para desviar o caminho de uma plataforma.
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Capa: Permite que Mario/Luigi possam voar.
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Caixa com itens Aleatórios: Uma caixa que ao ser acertada, libera um item para o jogador.
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Caixa com Imagem de Nota Musical: Uma caixa que permite saltar bem alto ao pular nela.
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Caixas com Estrelas: Ao serem acertadas podem ou não dar itens ao jogador.
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Caixas de Informações: Servem para mostrar textos informativos assim que são ativadas pelo jogador
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Caixas Amarelas com Exclamação: Ao serem acertadas dão um cogumelo ao jogador.
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Canos/Encanamentos: Alguns deles permitem que o jogador entre nele para ir para outro local, outros são apenas de enfeite.
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Cascos Vermelhos: Ao serem engolidos por Yoshi permitem que ele lance 3 Bolas de Fogo.
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Chave: Permite abrir novas fases secretas ao ser colocada na fechadura.
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Cogumelo Vermelho: Aumenta o tamanho do Mario/Luigi, tornando Super Mario/Luigi.
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Cogumelo Verde: Dá uma vida extra ao jogador.
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Estrela (Item): Torna o personagem invencível por um período de tempo.
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Estrela (Tela): Passagem secreta que permite acesso a uma determinada tela do mundo estrela.
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Fechadura: Local onde deverá ser encaixada a chave, para obter acesso as passagens secretas.
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Fita de Marcação: No centro de cada tela estará uma fita que marca a metade da tela.
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Flor: Permite que Mario/Luigi lancem bolas de fogo nos inimigos.
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Frutas Vermelhas: Ao serem comidas pelo Yoshi dão ao jogador 1 moeda nas pontuações
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Frutas Verdes: Se Yoshi comer 2 dessas frutas uma nuvem aparecerá e jogará moedas, se o jogador obter todas ganhará uma vida.
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Grades: São itens que podem ser escalados por Mario/Luigi e onde as tartarugas inimigas ficam penduradas.
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Grades Giratórias: São grades que podem ser movimentadas, permitindo acesso aos dois lados da tela.
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Interruptor Cinza (P): Transformará inimigos em moedas cinzas.
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Interruptor Azul (P): Transformará blocos em moedas e vice-versa.
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Lua: Quando capturada dará 3 vidas ao jogador.
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Mini Yoshi: São Yoshis pequenos que necessitam ser alimentados 5 vezes para se tornarem Yoshis grandes.
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Máquina com Corda: Uma máquina com uma corda presa que permite o jogador se deslocar na tela.
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Moedas: São coletadas ao longo da tela e quando são obtidas 100 delas o jogador ganha uma Vida.
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Moeda Cinza: Quando coletadas em bom número geram vidas extras.
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Moeda Yoshi: Coletando 5 delas em uma tela o jogador ganhará uma vida.
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Mola Verde: Espécie de Mola que serve para o jogador saltar e alcançar lugares altos no jogo.
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Plataforma Cinza que Cai: Uma plataforma que cai ao ser tocada pelo jogador.
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Plataformas para Salto (Verdes): Plataformas maleáveis que permitem pular bem alto nas telas.
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Plataforma de Pedras Giratória: Uma plataforma de pedras com 3 partes que fica girando automaticamente.
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Porta Amarela: Uma pequena porta que permite acesso a próxima parte da tela.
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Porta Vermelha: Uma grande porta que dá acesso aos chefes das telas.
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Nuvens juntas: Em alguns locais altos da tela teremos algumas nuvens juntas que permitem que o jogador possa andar nelas.
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Plataformas de Madeira Giratórias: São Plataformas que giram quando o jogador sobe nelas.
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Placa Indicativa: No final da fase existe sempre uma plaquinha com uma seta que indica a saída da tela.
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Quadrado Superior na Tela: Permite alojar um item extra, caso Mario/Luigi já tenham poderes.
Áreas do Jogo (são 9 locais diferentes):
1. Yoshi's Island - (Ilha dos Yoshis)
2. Donut Plains - (Planícies das Rosquinhas)
3. Vanilla Dome - (Cúpula da Baunilha)
4. Twin Bridges - (Pontes Gêmeas)
5. Forest of Illusion - (Floresta das Ilusões)
6. Chocolate Island - (Ilha do Chocolate)
7. Valley of Bowser - (Vale do Bowser)
8. Star World - (Mundo da Estrela)
9. Special World - (Mundo Especial)
Nomes das Telas de cada área:
Área 1 - Yoshi's Island (Ilha dos Yoshis)
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Yoshi's House - (Casa dos Yoshis)
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Yoshi's Island 1 - (Ilha dos Yoshis 1)
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Yoshi's Island 2 - (Ilha dos Yoshis 2)
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Yoshi's Island 3 - (Ilha dos Yoshis 3)
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Yoshi's Island 4 - (Ilha dos Yoshis 4)
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Yellow Switch Palace - (Interruptor Amarelo)
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Iggy's Castle - (Castelo do Iggy)
Área 2 - Donut Plains (Planícies das Rosquinhas)
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Donut Plains 1 - (Planícies dos Donuts 1)
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Donut Plains 2 - (Planícies dos Donuts 2)
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Donut Plains 3 - (Planícies dos Donuts 3)
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Donut Plains 4 - (Planícies dos Donuts 4)
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Donut Ghost House - (Casa Fantasma Donuts)
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Donut Secret 1 - (Segredo do Donut 1)
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Donut Secret 2 - (Segredo do Donut 2)
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Donut Secret Ghost House - (Casa Fantasma Segredo do Donut)
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Top Secret Area - (Área Superior Secreta)
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Green Switch Palace - (Interruptor Verde)
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Morton's Castle - (Castelo do Morton)
Área 3 - Vanilla Dome (Cúpula da Baunilha)
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Vanilla Dome 1 - (Cúpula da Baunilha 1)
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Vanilla Dome 2 - (Cúpula da Baunilha 2)
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Vanilla Dome 3 - (Cúpula da Baunilha 3)
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Vanilla Dome 4 - (Cúpula da Baunilha 4)
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Vanilla Ghost House - (Casa Fantasma de Baunilha)
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Vanilla Secret 1 - (Baunilha Secreta 1)
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Vanilla Secret 2 - (Baunilha Secreta 2)
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Vanilla Secret 3 - (Baunilha Secreta 3)
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Red Switch Palace - (Interruptor Vermelho)
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Vanilla Fortress - (Fortaleza de Baunilha)
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Lemmy's Castle - (Castelo do Lemmy)
Área 4 - Twin Bridges (Pontes Gêmeas)
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Butter Bridge 1 - (Ponte de Manteiga 1)
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Butter Bridge 2 - (Ponte de Manteiga 2)
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Cheese Bridge Area - (Área Ponte de Queijo)
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Cookie Mountain - (Montanha de Biscoito)
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Soda Lake - (Lago de Refrigerante)
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Ludwig's Castle - (Castelo do Ludwig)
Área 5 - Forest of Illusion (Floresta das Ilusões)
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Forest of Illusion 1 - (Floresta das Ilusões 1)
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Forest of Illusion 2 - (Floresta das Ilusões 2)
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Forest of Illusion 3 - (Floresta das Ilusões 3)
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Forest of Illusion 4 - (Floresta das Ilusões 4)
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Blue Switch Palace - (Interruptor Azul)
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Forest Fortress - (Fortaleza da Floresta)
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Roy's Castle - (Castelo do Roy)
Área 6 - Chocolate Island (Ilha do Chocolate)
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Chocolate Island 1 - (Ilha do Chocolate 1)
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Chocolate Island 2 - (Ilha do Chocolate 2)
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Chocolate Island 3 - (Ilha do Chocolate 3)
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Chocolate Island 4 - (Ilha do Chocolate 4)
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Chocolate Island 5 - (Ilha do Chocolate 5)
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Chocolate Ghost House - (Casa Fantasma de Chocolate)
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Chocolate Secret - (Chocolate Secreto)
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Chocolate Fortress - (Fortaleza do Chocolate)
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Wendy's Castle - (Castelo da Wendy)
Área 7 - Valley of Bowser (Vale do Bowser)
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Sunken Ghost Ship - (Navio Fantasma Afundado)
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Valley of Bowser 1 - (Vale do Bowser 1)
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Valley of Bowser 2 - (Vale do Bowser 2)
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Valley of Bowser 3 - (Vale do Bowser 3)
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Valley of Bowser 4 - (Vale do Bowser 4)
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Valley Ghost House - (Casa Fantasma do Vale)
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Valley Fortress - (Fortaleza do Vale)
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Larry's Castle - (Castelo do Larry)
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Bowser's Castle - (Castelo do Bowser)
Área 8 - Star World (Mundo da Estrela)
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Star World 1 - (Mundo da Estrela 1)
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Star World 2 - (Mundo da Estrela 2)
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Star World 3 - (Mundo da Estrela 3)
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Star World 4 - (Mundo da Estrela 4)
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Star World 5 - (Mundo da Estrela 5)
Área 9 - Special World (Mundo Especial)
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Gnarly - (Deformado)
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Tubular - (Tubular)
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Way Cool - (Caminho Legal)
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Awesome - (Impressionante)
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Groovy - (Elegante/Impressionante (Expressão não tem tradução específica))
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Mondo - (Mundo)
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Outrageous - (Ultrajante)
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Funky - (Medroso)
Boss (Chefe) de cada área do Jogo:
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Iggy - Yoshi Island
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Morton - Donut Plains
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Lemmy - Vanilla Dome
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Ludwig - Twin Bridges
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Roy - Forest of Illusion
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Wendy - Chocolate Island
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Larry - Valley of Bowser
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Bowser - Valley of Bowser
Explicações sobre alguns locais do jogo:
Telas simples com uma Saída (Amarelas)
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São Telas que não apresentam passagens secretas
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Não possuem chaves e nem fechaduras
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O objetivo é apenas chegar até a Meta gigante no final da Tela
Telas com duas Saídas (Vermelhas)
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Apresentam duas saídas diferentes
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Possuem chaves e fechaduras em algum local escondido na tela
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Necessitam que o jogador passe a fase pelo menos duas vezes
Castelos com Chefes (Filhos do Bowser)
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São fases mais difíceis e com inimigos mais complicados
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No final da tela um dos filhos do Bowser estará esperando Mario/Luigi para uma batalha
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São 7 Castelos no Total
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Fecham a área após serem derrotados
Switch Palaces (Interruptores)
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São ao todo 4 Interruptores que permitem que os blocos coloridos sejam solidificados
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Na Yoshi Island temos o Interruptor Amarelo
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Na Donut Plains temos o Interruptor Verde que está escondido e precisa ser acessado pela passagem secreta
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Em Vanilla Dome está o Interruptor Vermelho que está oculto
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E na Forest of Illusion está escondido o Interruptor Azul
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Acessá-los e ativá-los se torna necessário principalmente nas fases do Mundo da Estrela
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Não são obrigatórios, porém sua ausência poderá dificultar muito o jogo em si
Fortalezas (Castelos sem Chefes)
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São fases complicadas no estilo dos castelos
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Não apresentam Chefe no final da Tela
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O Inimigo a ser derrotado no Final da Tela são os Reznors que estão em uma plataforma giratória e cospem bolas de fogo, para derrotá-los basta acerta a plataforma 4 vezes derrotando cada um deles.
Área Secreta (Acima da Casa Fantasma)
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Em Donut Plains existe uma casa fantasma na parte superior que tem uma passagem secreta que permite abrir essa área que contém um Yoshi e itens para Mario/Luigi.
Star World (Mundo da Estrela)
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Locais acessados através das passagens secretas em fases com duas saídas
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Permite girar nas estrelas e alcançar locais mais rapidamente, como o Vale do Bowser por exemplo
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Cada fase tem um Mini Yoshi diferente com uma habilidade específica e que quando alimentado se torna Yoshi de tamanho Normal
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Todas as telas possuem duas saídas, sendo uma a normal e outra secreta que só poderá ser obtida pela chave
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Em uma delas a passagem secreta que abrirá permite o acesso a área do Mundo Especial que será aberta no centro do Mundo da Estrela
Special World (Mundo Especial)
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São 8 Telas difíceis e que requerem muita habilidade dos jogadores
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A segunda fase chama-se Tubular e é uma das mais complicadas, pois é necessário possui habilidades com os balões
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Após concluir todas as fases dessa área uma mensagem estará no final da última fase dizendo que Você é um Super Jogador
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Após isso gire na estrela que se abrirá e o jogo se modificará totalmente, as cores das áreas mudarão e as tartarugas, plantas e outros inimigos terão suas formas modificadas.
Yoshi's Coloridos e suas Habilidades Específicas (Encontrados no Mundo da Estrela)
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Yoshi Verde: Apenas engole inimigos, cospe fogo e voa, dependendo do inimigo capturado ele poderá voar
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Yoshi Azul: Ao engolir inimigos ganha a habilidade de voar
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Yoshi Amarelo: Ao engolir inimigos possui um pisão muito forte no solo, como uma nuvem de poeira
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Yoshi Vermelho: Ao engolir inimigos ele cuspirá 3 Bolas de Fogo
Inimigos e Armadilhas encontrados nas Telas
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Incrível Martelo Voador: Inimigo que lança Martelos enquanto voa sob a tela
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Bola na Corrente: Bolas que ficam girando presas por uma corrente dificultando a passagem de Mario/Luigi
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Banzai Bill: Uma Bala gigante que sobrevoa a tela lentamente
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Beach Koopa (Tartaruga de Praia): Uma pequena tartaruga sem seu casco
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Big Boo: Um Fantasma Gigante que se esconde quando olhamos para ele, porém ao virarmos de costas ele persegue o jogador
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Big Booble (Grande Bolha): Uma gigante bolha verde que passeia lentamente nas casas fantasmas
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Big Steely: Uma bola de aço gigante
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Bill Blaster: Lança itens contra o jogador, porém para de jogar quando o jogador se aproxima dele
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Blargg: Monstro de Lava que salta quando o jogador está passando por ele nas telas com lava de vulcão
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Blurp: Peixe verde com óculos que se movimenta em uma direção só
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Bob-omb: Bombinha que caminha e explode sozinha
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Bony Beetle (Besouro Ósseo): Um inseto mumificado que ao ser pisado vira um esqueleto jogado no chão
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Boo Buddy: Um pequeno fantasma que se movimenta somente quando Mario /Luigi estão de costas para ele
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Boo Buddy Block: Fantasma que se torna um Bloco quando Mario/Luigi olham para ele
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Boo Buddy Snake: Fantasmas juntos que formam uma espécie de cobra e se movimentam pela tela
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Boo Buddy Swarm: Multidão de fantasmas transparentes
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Bullet Bill: Pequenas Balas de canhão que ficam flutuando pela Tela
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Buzzy Beetle: Uma espécie de besouro que vive em locais fechados
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ChainSaw (Motoserra): Itens que seguem um caminho em determinados locais
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Chargin Chuck: espécie de Jogado de Futebol Americano que corre ou lança bolas de futebol
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Cheep Cheep: Pequeno peixe que se movimenta lentamente
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Circling Boo Buddies: Fantasmas que ficam rodando em círculos dificultando a passagem
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Climbing Koopa (Tartaruga Alpinista): Tartaruga que fica escalando objetos e áreas da tela
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Column (Coluna): Uma grande coluna que acerta o chão e deverá ser evitada por Mario/Luigi
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Dino Rhino (Dinossauro Rinoceronte): Um Dinossauro que ao ser acertado se torna mini dino
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Dino Torch (Dinossauro Tocha): Pequeno Dinossauro que cospe fogo
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Disappearing Boo Buddy: Fantasmas que aparecem e desaparecem na Tela
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Dry Bones (Ossos Secos): Esqueleto de Tartaruga que se movimenta e vira um monte de ossos quando pisado
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Eerie (Estranho/Misterioso): Parece com um Dinossauro Fantasma e é invencível
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Falling Spike (Prego Caindo): Uma espécie de prego amarelo que cai do teto ao passar com Mario/Luigi
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Fire Jumping Piranha (Piranha Lança Fogo): Uma Piranha que salta dos Canos e Solta Bolas de Fogo
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Fire Snake (Cobra de Fogo): Uma Bola de fogo que lança outras no caminho da tela
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Fish Bone (Peixe Osso): Um Esqueleto de peixe que se movimenta nas telas com água
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Fishin Boo (Boo Pescador): Um Fantasma que fica flutuando em uma nuvem com uma vara de pescar nas mãos
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Fishin Lakitu (Lakitu Pescador): Um Pescador que flutua no ar com uma vida na ponta da vara de pescar
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Floating Mine (Mina Flutuante): Uma Mina Flutuante com espinhos em volta dela
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Flying Goomba: Uma espécie de tomate com asas
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Fuzzy (Felpudo): Uma bola felpuda que segue uma determinada rota na tela
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Gold Bowser Statue (Estátua de Ouro do Bowser): Uma Estátua de Ouro que se salta em direção a Mario/Luigi
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Goomba: Espécie de tomate que anda pela tela, ao ser acertado ele vira de ponta cabeça e pode ser pego
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Gray Bowser Statue (Estátua Cinza do Bowser): Uma Estátua Cinza que lança bolas de fogo na tela
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Grinder (Moedor): Uma serra circular giratória
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HotHead (Cabeça Quente): Um Sol Gigantesco que se movimenta lentamente na tela
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Jumping Piranha Plant (Planta Piranha Saltitante): Planta carnívora que salta dos encanamentos
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Kamikaze Koopa: Cascos luminosos que se lançam até Mario/Luigi e não podem ser destruídos com pulos apenas
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Koopa Paratroopa: Tartarugas Verdes, Amarelas e Vermelhas
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Koopa Troopa: Tartarugas Terrestres Verdes, Amarelas, Azuis ou Vermelhas
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Lakitu: Uma Tartaruga em cima de uma nuvem que lança insetos espinhosos na tela
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Lakitu in a Pipe: Tartaruga que sai do encanamento e arremessa insetos espinhosos no Mario/Luigi
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Lava Bubble (Bolha de Lava): Uma espécie de fogo que salta das lavas incandescentes da tela
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Sparky: Uma bola de fogo parecida com um solzinho que anda pela tela
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Magikoopa: Um mago que arremessa formas geométricas e aparece aleatoriamente na telaMechakoopa
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Mechakoopa: Um koopa mecânico que pode ser arremessado para o alto
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Mega Mole (Toupeira Gigante): Uma grande toupeira que anda pela tela e atrapalha a passagem do Mario/Luigi
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Monty Mole (Toupeirinha): Uma pequena toupeira que anda pela tela e persegue Mario/Luigi
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Muncher: Espécie de planta carnívora que fica na parte inferior da tela, apenas Yoshi pode andar por cima delas
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Ninji: Inimigo que fica saltando na tela e atrapalhando a passagem
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Parabomb: Uma bombinha com paraquedas
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Para-Goomba: Um tomate com paraquedas
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Pedra Rosa: Uma pedra rosa que permite dar pequenos pulos ao subir nela.
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Piranha Plant (Planta Piranha): Planta Carnívora que sai dos encanamentos
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Pokey: Um cacto espinhoso que anda lentamente pela tela e pode ser comido pelo Yoshi
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Porcupuffer: Um peixe espinhoso que nada rapidamente em algumas telas com água
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Rex: Um dinossauro na cor azul que ao ser acertado fica amassado
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Rip Van Fish: Peixe dorminhoco que acorda quando Mario/Luigi passam perto dele
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Skull Box (Caixa Caveira): Caixa que lança torpedos na tela, aparece somente em uma fase do jogo.
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Spike (Prego Gigante): Uma espécie de prego espinhoso que se movimenta em certa telas
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Spike (Lápis): Uma espécie de lápis amarelo que se movimenta atrapalhando a passagem do jogador
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Spike Top: Inseto espinhoso que sobe nas paredes e encanamentos
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Spiny (Espinhoso): Tartaruga com espinhos
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Spiny Egg (Ovo Espinhoso): Ovos que Lakitu lança no solo e que ao acertarem o chão se tornam insetos espinhosos
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Sumo Bro: Tartaruga que bate o pé no chão e o local pega fogo
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Super Koopa: Tartarugas que podem voar com suas capas amarelas
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Swooper: Morcego verde encontrado nas cavernas do jogo
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Thwimp: Uma pequena pedra que salta no solo
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Thwomp: Uma grande pedra que se lança no solo ao percebera presença do jogador
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Torpedo Ted: Uma caixa que lança torpedos lentos
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Urchin (Ouriço): Um ouriço gigante que se movimenta dentro das fases com água
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Volcano Lotus: Uma flor que lança bolas de fogo na tela
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Wiggler: Uma espécie de centopeia que se move pela tela e ao ser acertada fica vermelha e furiosa persegue Mario/Luigi
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ZigZag Lava Bubble: Espécie de foguinho que fica voando pela tela
Detalhes dos Chefes (Bosses)
Iggy Koopa
Na primeira área do jogo que se chama Yoshi Island (Ilha dos Yoshis), encontraremos o primeiro castelo e nosso primeiro chefe a ser derrotado. Iggy se encontra em uma plataforma que se movimenta para a esquerda e para a direita (inclinando) o que dificulta a ação do jogador que deverá derrubá-lo na piscina de lava. Para isso é necessário acertá-lo diversas vezes até que ele se desequilibre e caia fora da plataforma. Após isso a primeira missão está concluída e Mario/Luigi seguirão para a segunda área chamada Donut Plains.
Morton Koopa Jr.
O Segundo chefe se encontra em Donut Plains (Planície das Rosquinhas). Não é muito complicado derrotá-lo já que basta apenas acertá-lo 3 vezes pulando em cima dele. Caso o jogador demore um pouco ele subirá nas paredes e cairá do teto em direção ao jogador que deverá se desviar dele, fora isso é um chefe muito fácil de derrotar. Então Mario/Luigi seguem para a terceira área chamada de Vanilla Dome (Cúpula da Baunilha).
Lemmy Koopa
Em Vanilla Dome (Cúpula da Baunilha) na parte inferior da direita estará o nosso terceiro chefe. Nessa missão mais complicada o jogador irá se deparar com um cenário diferente. Lemmy estará em um local cheio de encanamentos de diversos tamanhos e um fogo estará saltando pela tela, dois companheiros dele tentaram atrapalhar o jogador em seu objetivo que é acertar Lemmy 3 vezes quando ele sair do cano. Após isso ele cairá na piscina de lava e Mario/Luigi seguirão para a próxima área que é a Twin Bridges (Pontes Gêmeas).
Ludwig Von Koopa
Nesse castelo Mario/Luigi terão diversas armadilhas e dificuldades para passar até que possam encontrar Ludwig. O chefe lançará 4 bolas de fogo em linha reta e Mario/Luigi deverá se desviar delas e acertar Ludwig 3 vezes. Caso não consiga acertá-lo após as 4 bolas de fogo serem lançadas, ele entrará em seu casco amarelo e ficará deslizando pela tela em modo invencível, até que ele se canse e pule para uma das extremidades da tela, onde poderá ser acertado. Após isso veremos o quinto chefe na Forest of Illusion (Floresta das Ilusões).
Roy Koopa
Ao chegar no castelo da quinta área chamada Floresta das Ilusões o jogador encontrará um chefe parecido com o Morton Koopa Jr, a única diferença é que as paredes da tela vão se estreitando a medida que o Roy é acertado. Após acertá-lo 3 vezes ele é derrotado e o jogador segue para a Chocolate Island (Ilha do Chocolate).
Wendy O. Koopa
Em Chocolate Island (Ilha do Chocolate) a chefe da vez é a Wendy que estará em um local repleto de canos alinhados e com dois fogos voando pela tela toda. Dois amigos dela tentam atrapalhar o jogador em sua tarefa de acertar 3 vezes Wendy quando ela aparecer para fora do cano randomicamente. Alcançando o objetivo estaremos aptos a entrar no barco afundado e após isso se dirigir até o Vale do Bowser.
Larry Koopa
O último chefe é também o mais complicado de todos. Mesmo sendo muito parecido com o primeiro chefe do jogo, há algumas diferenças notáveis, tais como: agora existem 3 fogos que saltam da piscina de lava e atingem a plataforma e Larry de tempos em tempos lança bolas de fogo de dentro de seu casco de tartaruga. O objetivo é lançá-lo para fora da plataforma atingindo assim o poço de lava. Conseguindo realizar isso só restará mesmo derrota o temível Bowser.
Bowser
Ao entrar no castelo dele é necessário escolher uma das portas de 1 até 4 e após isso escolher outra porta que vai de 5 até 8. Somente após realizar esses desafios é possível atingir a sala que dará acesso ao Chefe Final. Ao entrar na porta vermelha, Mario/Luigi estará no topo da torre do castelo e Bowser virá voando em um Balão com Cara de Palhaço.
Na primeira parte da luta, Bowser lançará dois mechakoopas que servirão para acertá-lo. O jogador deverá pisar em um deles e segurá-los, após isso arremessar para cima em direção ao Bowser. Fazendo isso 2 vezes a primeira parte da batalha estará concluída. Alguns fogos cairão do céu e Mario/Luigi deverão ficar estrategicamente entre os fogos para não perder. Após isso a Princesa Peach aparecerá e jogará um Cogumelo para Mario/Luigi.
Na segunda parte da luta, Bowser jogará duas bolas de Aço antes de lançar os dois mechakoopas que deverão ser jogados em Bowser da mesma maneira que na parte anterior. Após isso o processo se repetirá e a Princesa jogará um novo Cogumelo para o jogador.
Na terceira parte da luta, o Balão mudará de face, ficando nervoso e Bowser lançará o Balão contra o chão perseguindo o jogador por toda a tela. Em um certo momentos ele lançará os mechakoopas que deverão ser lançados em Bowser assim como anteriormente, após isso Mario/Luigi vencerá a luta e recuperará a Princesa e os amigos do Yoshi.
Outras Dicas:
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O tempo inicial de cada tela é de 400 segundos.
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Mario/Luigi iniciam com 5 vidas no começo do jogo
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Se chegar com algum item no final, esse item se tornará um cogumelo, capa, flor ou vida.
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Ao pegar a estrela invencível, acertando 8 inimigos você ganhará uma vida.
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Ao pegar a estrela invencível cada inimigo dará uma pontuação, sendo:
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Primeiro Inimigo: 200 pontos
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Segundo Inimigo: 400 pontos
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Terceiro Inimigo: 800 pontos
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Quarto Inimigo: 1000 pontos
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Quinto Inimigo: 2000 pontos
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Sexto Inimigo: 4000 pontos
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Sétimo Inimigo: 8000 pontos
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Oitavo Inimigo: 1 Up (Vida)
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O Máximo de vidas que pode ser armazenadas pelo jogador é 99 vidas.
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Ganhando 100 pontos na soma total ao acertar a fita no final da tela dará direito a jogar um bônus.
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Nessa tela bônus o máximo de vidas que podem ser obtidas são 8 (Combinações possíveis)
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Star Road: Tela secreta que abre no mundo estrela, dando acesso ao Mundo Especial.
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As Telas Tubular e Outrageous são as mais difíceis da área Especial.
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Ao concluir as telas do mundo especial, os mapas mudaram de cor e os inimigos também.
Bugs e Defeitos encontrados no Jogo
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Em algumas telas ao girar com a capa em conjuntos de blocos amarelos e ficar esperando eles pararem, poderá ocorrer um bug onde Mario/Luigi poderá entrar na parede e será possível andar dentro da parede também.
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Pegando o mini Yoshi e alimentando ele rapidamente com 3 ou 4 tartarugas, gerará um bug, onde a tartaruga que não virou comida do Yoshi simplesmente não atacará Mario/Luigi e nem o Yoshi, ela passará por eles sem causar problemas.
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Ao engolir itens e cuspi-los nas paredes e blocos, causará um bug, pois o item ficará parado ou se mexendo dentro da parede.
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O fantasma Big Boo é invencível, porém ao escorregar nas escadas e acertá-lo, ele será derrotado