A Copa do Mundo de 1994 foi um enorme sucesso e foi a primeira sediada nos Estados Unidos. Com isso muitos recordes foram batidos e o resultado foi o tetracampeonato Brasileiro conseguido merecidamente pela seleção.
Assim, houveram muitos destaques e resultados surpreendentes, sendo um evento completo e muito disputado. Então vamos saber mais sobre a Copa do Mundo de 1994 e relembrar alguns dados históricos.
A Copa do Mundo de 1994

Esse grande evento se iniciou em junho de 1994 e teve como primeiro jogo a vitória da Alemanha por 1 a 0 frente a Bolívia. A Alemanha era a atual campeã do mundo na época e se esperava um bicampeonato por parte da seleção.
Contudo, o Brasil tinha um time muito forte e contando com a maestria do craque Romário conseguiu vencer o torneio. A Argentina tinha jogadores de alto nível e tinham tudo para tentar levantar a taça.
Mas acabaram sendo derrotados pela Romênia em um jogo incrível e que foi considerado um dos melhores da copa. A Itália também tinha um forte elenco, porém perdeu a final para o Brasil.
A Bulgária e a Romênia também se destacaram bastante e terminaram em boa colocação na tabela. Veja alguns dados sobre a Copa do Mundo 1994:
Seleções: 24
Organizador: Fifa
País Sede: Estados Unidos
Duração: de junho até julho
Total de Gols: 141
Jogos: 52
Campeão: Brasil
2° Colocado: Itália
3° Colocado: Suécia
Artilheiros: Hristo Stoichkov (Bulgária) e Oleg Salenko (Rússia): 6 gols
Melhor Ataque: Rússia com 7 gols
Melhores Defesas: Bélgica, Brasil e Noruega: 1 gol
Maior goleada da Copa: Rússia 6 x 1 Camarões
Além disso, os destaques da copa ficaram da seguinte forma:
Goleiro: Michel Preud-homme (Bélgica)
Melhor Jogador: Romário (Brasil)
Destaque jovem: Marc Overmars (Holanda)
As seleções participantes
Conforme citamos anteriormente ao todo foram 24 seleções que disputaram a Copa do Mundo de 1994. Então vamos conhecer quais são esses países participantes:
Alemanha
Arábia Saudita
Argentina
Bélgica
Brasil
Bolívia
Bulgária
Camarões
Colômbia
Coreia do Sul
Espanha
Estados Unidos
Grécia
Irlanda
Itália
Marrocos
México
Nigéria
Noruega
Países Baixos
Romênia
Rússia
Suécia
Suiça
Os Estádios da Copa do Mundo de 1994
As partidas foram disputadas nos seguintes estádios:
Rose Bowl
Stanford Stadium
Pontiac Silverdome
Giants Stadium
Cotton Bowl
Soldier Field
Citrus Bowl
Foxboro Stadium
Robert F. Kennedy M. Stadium
Os grupos e as equipes classificadas
Grupo A
O grupo A teve em sua composição quatro seleções e ficou da seguinte forma:
Romênia – 6 Pontos
Suíça – 4 Pontos
Estados Unidos – 4 Pontos
Colômbia – 3
De fato, esperava-se bastante da seleção da Colômbia que tinha excelentes jogadores na época. Porém a seleção não conseguiu bons resultados e acabou sendo eliminada ainda na primeira fase.
Os Estados Unidos que eram o país sede fizeram bonito e conseguiram se classificar para a fase de oitavas de final. Embora tenha sido um grupo bem equilibrado, a Romênia ficou em primeiro lugar com méritos.
A Suíça fez bons jogos e conseguiu se classificar em segundo lugar no grupo, avançando assim para a próxima fase.
Grupo B
O grupo B tinha como principal seleção o Brasil e a expectativa era grande:
Brasil – 7 Pontos
Suécia – 5 Pontos
Rússia – 3 Pontos
Camarões – 1 Ponto
A seleção brasileira conseguiu um empate e duas vitórias ficando assim em primeiro lugar com 7 pontos. A Suécia tinha um bom time e conseguiu segurar o Brasil, ficando com 5 pontos na segunda colocação.
A Rússia não se classificou para a segunda fase, mas aplicou um grande goleada de 6x1 em Camarões. Por fim, a seleção de Camarões acabou conseguindo apenas um ponto no empate com a Suécia.
Grupo C
Contando com a presença da atual campeão a Alemanha o grupo tinha a seguinte estrutura:
Alemanha – 7 Pontos
Espanha – 5 Pontos
Coreia do Sul – 2 Pontos
Bolívia – 1 Ponto
Em resumo, a Alemanha obteve duas vitória e um empate e ficou em primeiro lugar na tabela. A Espanha fez boas partidas e conseguiu 2 empates e uma vitória.
Enquanto que a Coreia do Sul fez apenas dois pontos e a Bolívia apenas 1 ponto, sendo assim desclassificadas.
Grupo D
Esse grupo tinha como destaque a seleção Argentina que mantinha um excelente time:
Nigéria – 6 Pontos
Bulgária – 6 Pontos
Argentina – 6 Pontos
Grécia – 0 Pontos
A Argentina começou muito bem goleando a Grécia por 4x0, venceu em seguida a Nigéria por 2x1 e perdeu de 2x0 para a Bulgária. A Nigéria com duas vitórias e uma derrota ficou em primeiro lugar do grupo.
Já A Bulgária com duas vitórias também ficou com 6 pontos, terminando em terceiro lugar na tabela. A Grécia que estava estreando em copas acabou sendo eliminada do torneio na primeira fase.
Grupo E
O grupo E tinha as seguintes seleções em sua composição:
México – 4 Pontos
Irlanda – 4 Pontos
Itália – 4 Pontos
Noruega – 4 Pontos
Esse é um dos grupos mais incríveis da Copa do Mundo de 1994, pois simplesmente as seleções empataram. Todas elas ficaram com 4 pontos, sendo uma vitória e um empate.
O México ficou em primeiro lugar, a Irlanda em segundo e a Itália em terceiro, a Noruega foi desclassificada ficando em último.
Grupo F
Por fim, temos o grupo F que contava com a Holanda, seleção fortíssima e que tinha grandes estrelas:
Holanda – 6 Pontos
Arábia Saudita – 6 Pontos
Bélgica – 6 Pontos
Marrocos – 0 Pontos
Houve um grande equilíbrio nesse grupo e as três principais seleções conseguiram uma vitória, um empate e uma derrota cada. A seleção de Marrocos foi eliminada da copa sem fazer nenhum ponto.
Oitavas de Final da Copa do Mundo de 1994
Na segunda fase da Copa do Mundo de 1994 as melhores seleções disputaram entre si a vaga nas quartas de final. Assim, os resultados ficaram da seguinte maneira:
Romênia 3 x 2 Argentina
Arábia Saudita 1 x 3 Suécia
Holanda 2 x 0 Irlanda
Brasil 1 x 0 Estados Unidos
México 1 (1) x 1 (3) Bulgária
Alemanha 3 x 2 Bélgica
Nigéria 1 x 2 Itália
Espanha 3 x 0 Suiça
O Jogo da Romênia contra a Argentina foi incrível e dinâmico, terminando em um incrível 3 x 2. Os gols da Romênia foram marcados por Dumitrescu (2) e Hagi e os da Argentina por Batistuta e Balbo.
A forte seleção da Suécia vencer a Arábia Saudita que tinha conseguido bons resultados na copa por 3 x 1. A Holanda venceu fácil a Irlanda por 2 x 0 e o México foi derrotado nos pênaltis para a Bulgária.
O Brasil fez um ótimo jogo, mas a seleção americana estava decidida a dificultar a classificação. Assim, o gol foi feito pelo atacante Bebeto após um passe do gênio Romário e o Brasil se classificou.
A Alemanha conseguiu se classificar vencendo a Bélgica por 3 x 2, mas o goleiro Preud’homme fez ótimas defesas. Mas a maestria do atacante Klinsmann fez toda a diferença e a Alemanha venceu.
A Nigéria que estava fazendo uma excelente copa, acabou perdendo para a Itália que tinha Roberto Baggio. O atacante fez os dois gols e garantiu a passagem para as quartas de final.
Enquanto que a Espanha venceu por 3 x 0 a seleção da Suíça e se classificou bem para a próxima fase do torneio.
Quartas de final da Copa do Mundo de 1994
Nessa nova fase da Copa do Mundo de 1994 sobraram os melhores países e os jogos foram muito disputados. Os resultados ficaram da seguinte forma:
Romênia 2 (4) x 2 (5) Suécia
Holanda 2 x 3 Brasil
Bulgária 2 x 1 Alemanha
Itália 2 x 1 Espanha
Em resumo, a Romênia que havia eliminado a forte Argentina, não conseguiu superar a forte Suécia. Mas o jogo só foi decidido nos pênaltis, após um empate em 2 x 2.
A Holanda que tinha uma forte seleção que contava com Bergkamp e Winter jogou com o Brasil. De fato, a seleção Brasileira era muito boa e fez uma excelente partida, que começou fácil e terminou dramática.
Pois, o Brasil abriu o placar com Romário e ampliou para 2 x 0 com o atacante Bebeto. Contudo, no segundo tempo os Holandeses Bergkamp e Winter fizeram dois gols e empataram a partida.
Então surgiu o herói do jogo, o lateral Branco que realizou uma cobrança de falta incrível e garantiu a classificação. Aqui começava a demonstração do poder que a seleção brasileira tinha para levantar a taça.
A Bulgária tinha a difícil missão de encarar a forte Alemanha atual campeã da copa. E a Alemanha fez 1 x 0 ainda no primeiro tempo, ampliando ainda mais as dificuldades.
Porém, Stoichkov e Lechkov marcaram no final do jogo e surpreendentemente eliminaram a campeão. Esse foi considerado junto com o jogo da Romênia x Argentina duas vitórias incríveis e inesperadas.
A Itália conseguiu uma boa vitória por 2 x 1 frente a Espanha e se classificou com gols de Dino Baggio e Roberto Baggio.
Semifinais da Copa do Mundo de 1994
As semifinais da Copa do Mundo de 1994 foram muito disputadas e trouxeram ótimos jogos. A Itália que tinha Roberto Baggio venceu a forte Bulgária de Stoichkov por 2 x 1.
O Atacante Roberto Baggio marcou dois gols e ajudou a sua seleção a garantir a vaga na final do torneio. O Brasil novamente enfrentou a Suécia e conseguiu com um gol de cabeça de Romário chegar até a final da Copa.
Disputa do Terceiro Lugar
A Suécia enfrentou a Bulgária e venceu de goleada por 4 x 0 garantindo assim o terceiro lugar no torneio. Todos os gols aconteceram no primeiro tempo e foram marcados por vários jogadores diferentes.
A Final da Copa do Mundo de 1994
Sem dúvida, a final foi histórica, pois reunia dois países tricampeões do torneio até então. Assim, quem vencesse se tornaria o primeiro país tetracampeão do do mundo e ficaria na frente da outra seleção.
Em uma partida muito disputada o jogo terminou em seu tempo normal em 0 x 0 seguindo assim para a prorrogação. E o resultado persistiu em 0 x 0 até os pênaltis, criando um cenário que nunca ocorreu em uma final de copa.
No final o Brasil fez 3 x 2 nos pênaltis e se sagrou campeão do torneio depois de 24 anos de espera.
Seleção da Copa do Mundo de 1994

O Brasil contava com a seguinte formação de jogadores quando venceu a copa do mundo:
Taffarel
Jorginho
Aldair
Márcio Santos
Branco
Dunga (Capitão)
Mauro Silva
Mazinho
Zinho
Bebeto
Romário
Já a seleção de destaques da copa do mundo de 1994 ficou da seguinte maneira:
Michel Preud’homme
Jorginho
Márcio Santos
Paolo Maldini
Dunga
Krasimir Balakov
Gheorghe Hagi
Tomas Brolin
Romário
Hristo Stoichkov
Roberto Baggio
Principais artilheiros do Torneio
6 Gols: Stoichkov e Oleg Salenko
5 Gols: Jurgen Klinsmann, Roberto Baggio, Kennet Andersson, Romário
4 Gols: Gabriel Batistuta, Raducioiu, Martin Dahlin
Nos próximos artigos falarei em detalhes sobre a campanha do Brasil na Copa do Mundo de 1994. Esse torneio sem dúvida me traz ótimas lembranças e alegrias, pois foi a primeira copa que eu acompanhei.
Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).
Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.
Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".
Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.
Comments