O automóvel é uma das invenções mais importantes da história e cada vez mais vem sendo aprimorado. Desse modo, ele se tornou uma grande inovação e possibilitou novas realizações para a civilização humana.
Assim, é interessante conhecer a história desse meio de locomoção e entender de fato como foi feito esse processo. Então é sobre isso que estaremos falando nesse artigo que trará todas as informações a respeito dos carros.
A história dos automóveis
O primeiro projeto que visava a criação do automóvel foi elaborado no ano de 1769 por Joseph Cugnot. Nesse sentido, ele havia criado um motor a vapor que permitisse com que os carros funcionassem.
Já em meados de 1807 surgiram outros modelos de automóveis que utilizam um motor de combustão interna. Assim, no ano de 1885 Karl Benz criou um carro que possuía 3 rodas e usava um motor a gasolina.
Com isso o automóvel elaborado por ele alcançava de 14 a 18 quilômetros por hora e era bastante funcional. Em 1889 Gottlieb Daimler aprimorou os meios de transportes de várias categorias elevando tudo isso a um novo patamar.
Já em 1893 ele efetuou o registro de um tipo de motor que continha 5 marchas melhorando os veículos. Dessa maneira, ele acabou participando do processo de construção dos modelos Peugeot e Panhard-Levassor.
Como surgiu o pneu?
No ano de 1847 Robert Thompson foi o primeiro a colocar uma câmara de ar no interior dos pneus. Já que eles eram feitos de borracha e ainda não contavam com esse tipo de inovação até então.
Em meados de 1884 Charler Goodyear compreendeu que tratar as borrachas com enxofre trazia melhorias aos pneus. Somente em 1888 é que John Dunlop resolveu colocar essas rodas nas bicicletas.
Enquanto que no ano de 1895 a Michelin iniciou o uso desses pneus para a construção dos automóveis. E o resultado é que até hoje esse tipo de acessório tão importante vem cada vez mais sendo aprimorado.
As indústrias para a produção dos automóveis
Agora que já conhecemos um pouco sobre o automóvel vamos saber como surgiram as indústrias. Dessa maneira, em 1894 a Duryea (Americana) foi a primeira empresa que participou do processo.
Consequentemente em 1899 a Ransom E. Olds também foi criada para atuar na mesma categoria. Somente em 1903 é que surgiu a tão famosa Ford que se situava em Detroit nos Estados Unidos.
Com isso essa companhia possuía muitos diferenciais que permitiam com que o processo fosse muito bem realizado. Pois os funcionários estavam presentes na montagem e durante as etapas de construção do veículo.
Ao passo que tudo era feito de forma manual e cada parte do carro era sendo aplicada na ordem correta. Como resultado surgiu a Linha de Montagem dos automóveis e cada profissional atuava na sua área de especialização.
Como consequência disso as peças eram elaboradas e passavam para a etapa seguinte até o resultado final. Certamente o automóvel que era criado na empresa Henry Ford se destacava bastante no mercado.
Confira algumas inovações que essa companhia aplicou na sua fábrica:
Uma linha para a montagem dos veículos;
Produzia os modelos em série;
Trouxe a padronização das peças;
Maior popularidade dos carros;
Vendas em maior quantidade;
Preços mais baixos;
Entre outros.
O modelo T da Ford
Chegando ao ano de 1908 a Ford elaborou e fabricou o modelo T que foi um verdadeiro sucesso. Pois o mesmo tinha um preço na faixa dos US$ 580 dólares e o objetivo é que mais vendas acontecessem.
Além disso, a partir de 1927 os funcionários da empresa puderam comprar seus próprios veículos Ford. Enquanto que as inovações não paravam por ai e a qualidade dos itens foi sendo aprimorada.
Veja o que foi melhorado durante esse período:
Molas;
Freios;
Para-brisas;
Mudanças no teto;
Faróis e lanternas traseiras.
Estima-se que quase 7 milhões de carros foram fabricados durante essa época tão promissora no setor. Contudo, o ano de 1929 trouxe dificuldades e o resultado foi o fechamento de algumas fábricas.
Com isso a Ford e a General Motors acabaram adquirindo algumas companhias que faliram. Dessa forma, o automóvel continuou demonstrando a sua importância e a história continua.
A história do automóvel no Brasil
Durante a década de 30 foram feitos investimentos no Brasil através das fábricas estrangeiras. Dessa maneira, a própria Ford e a General Motors aplicaram suas linhas para a montagem de carros no país.
Já em 1956 é que as multinacionais passaram a fabricar diversos tipos de meios de transportes. Com o tempo surgiram os modelos que eram destinados a passeio e transporte popular.
Por certo, muitos modelos se tornaram populares aqui no Brasil e um deles foi o Volkswagen Fusca. Veja alguns carros que marcaram época no país:
Romi-isetta: 1956;
DKW-Vemag: 1958;
Fusca: 1959;
Kombi: 1956;
Puma GT: 1967;
Ford Galaxie: 1967;
Ford Corcel: 1968;
Corcel II: 1977;
Volkswagen Passat: 1974;
Chevrolet Opala: 1968;
Chevette: 1973;
Fiat 147: 1976;
Fiat Uno: 1984;
Volkswagen Brasília: 1973;
Monza: anos 80 e 90;
Volkswagen Gol: 1980;
Santana: 1984;
Escort: 1983;
Tempra: 1990;
Palio Fire: 1996;
Ford Fiesta: 1995;
Corsa Sedan e Classic: metade dos anos 90;
Siena: 1997;
Fiat Palio Weekend: 1997;
Ford Ka: 1997;
Volkswagen Fox: 2004;
Chevrolet Celta: 2001;
Peugeot 206: 1998;
Toyota Corolla: Anos 2000;
Honda Civic: Anos 2000;
Ford EcoSport: 2003.
Portanto o automóvel é um tipo de produto que muitas pessoas almejam adquirir devido ao conforto e praticidade. Sem dúvida a cada ano teremos novos modelos e a tecnologia deles só tende a melhorar cada vez mais.
Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).
Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.
Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".
Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.
Коментарі