top of page

Conheça a história do Windows 1.0

Sabemos que os computadores revolucionaram o mercado e o Windows 1.0 foi elaborado para trazer facilidades. Dessa forma, o objetivo principal dele era trazer uma maior acessibilidade e facilitar a operação da máquina.


Assim, a parte gráfica do sistema operacional trouxe um novo leque de possibilidades para o MS-DOS. Então é sobre isso que estaremos falando nesse artigo a respeito do Windows versão 1.0.



ConheÇa a história do Windows 1.0
Conheça a história do Windows 1.0


História do Windows 1.0


No dia 20 de novembro do ano de 1985 foi lançado oficialmente o Windows 1.0 que possuía partes gráficas. Dessa maneira, já faz 35 anos desde que ele chegou ao mercado para revolucionar a computação.


Nesse sentido, esse sistema operacional tinha como objetivo ser uma interface gráfica para o MS-DOS. Enquanto que possuía alguns programas em seu interior demonstrando todo o seu potencial.


Por certo, o Windows continua sendo o mais utilizado entre todos os outros tipos de software administrador. Ao passo que ele detém pelo menos 76% do mercado, seguido pelo macOS que possui 17%.


Com isso, o Windows 1.0 trouxe muitas facilidades, já que no MS-DOS tudo deveria ser feito através de comandos. Então, a inclusão da parte gráfica e do mouse permitiu uma melhor interação por parte dos usuários.


Além disso, saiba que esse Sistema Operacional queria possibilitar o uso por parte das pessoas não técnicas. Ou seja, usuários normais que quisessem apenas operar a máquina para realizar certas tarefas.


Desse modo, os programas eram exibidos na tela e havia uma melhor padronização de todos os processos. Como resultado disso, os periféricos da máquina se tornavam muito mais simplificados.


No ano de 1984 já haviam sido lançadas as versões de testes e de desenvolvimento. As configurações dos computadores para comportar o sistema eram as seguintes:

  • MS-DOS 2.0;

  • Memória RAM: 256 Kilobytes;

  • HD (Disco Rígido).

Vale lembrar que naquela época havia pouco espaço para as aplicações que somavam apenas 1024 Kilobytes no máximo. Saiba também que o Windows 1 rodava através de um disquete, que era muito comum nos anos 80.


Por certo, alguns dos softwares que vinham no Windows eram os seguintes:

  • Calendário;

  • Calculadora;

  • Bloco de Notas;

  • O Jogo Reversi;

  • Relógio;

  • Paint;

  • Windows Writer;

  • Entre outros.

Suas cores eram muito bonitas e se adequavam ao monitores coloridos que já haviam surgido na época. Dessa forma, ele se tornou também o primeiro SO da empresa Microsoft a utilizar o famoso mouse.


Outro ponto interessante é que ele possuía os botões de maximizar e de minimizar as janelas. Sem dúvida, esse Software foi uma excelente ideia e isso ajudou a popularizar ainda mais os computadores pessoais.



Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".

Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page