O Gabinete de computador é uma das peças que permite a melhor organização dos periféricos e acessórios dele. Dessa maneira, os componentes são incluídos em seu interior.
Ao passo que a estrutura permite uma melhor organização e também garante o funcionamento dos itens corretamente. Então vamos saber mais sobre o Gabinete e aprender qual a principal função dele.
Definição de um gabinete de computador
De uma forma resumida o Gabinete de Computador é um tipo de item construído para uma função específica. Desse modo, ele serve para incluir os outros componentes em sua estrutura interna.
No caso, o mouse, teclado ou o monitor não serão guardados dentro do gabinete, pois são usados externamente. Além disso, muitas pessoas confundem esse item com a CPU, mas eles são diferentes.
Pois a CPU na verdade é o processador incluso na placa mãe e é considerado como o cérebro. Já que ele é quem comanda as operações presentes no computador e efetua todas as instruções básicas.
Outro ponto importante é que essas caixas geralmente são fabricadas em alumínio, aço ou mesmo em plástico. Enquanto que cada local desse item permite a inclusão de um componente específico.
O tamanho dos gabinetes acompanham a placa mãe que é onde ficam interligados os outros componentes. Entretanto, existe uma medida específica para a inclusão de cada acessório no interior dessa torre.
O design básico do gabinete de computador
O gabinete de computador possui um tipo de estrutura que comporta a fonte de alimentação que liga a máquina. Enquanto que no painel posterior estão presentes os locais para a inserção dos periféricos.
Já na parte interna do produto vão as placas, slots, HDs, memórias, a CPU e muitos outros componentes. Além disso, os leitores de CDs, DVDs ou mesmo Blu-Rays possuem áreas específicas para a sua inserção.
Modelos mais comuns de Gabinetes de computador
Embora não seja eletrônico o gabinete de computador tem um grau de importância muito grande. Dessa maneira, os três principais tipos existentes e mais utilizados são os seguintes:
AT (Advanced Technology);
ATX (Advanced Technology Extended);
BTX (Balanced Technology Extended).
O ideal é escolher o modelo mais adequado e que possa atender as reais necessidades do usuário. Então uma pesquisada boa no mercado pode ser de grande valia na busca pelo produto ideal.
Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).
Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.
Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".
Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.
Comments