No computador existem diversas peças importantes, porém o HD (Disco Rígido) é uma das principais. Pois, esse componente é quem fará todo o armazenamento dos dados do usuário da máquina.
Por certo, ele é quem garantirá a integridade das informações mesmo quando o computador for desligado. Então vamos conhecer esse item e entender qual o modo de funcionamento dele.
Definição de HD (Disco Rígido)
O HD (Disco Rígido) é um tipo de componente que faz parte do conjunto de itens que compõem um computador. Desse modo, ele é quem tem a tarefa de armazenar todos os dados e as informações da máquina.
Contudo, ao desligar o equipamento esses dados não são perdidos, já que ficam guardados no HD. Por não ser volátil, ele consegue carregar o Sistema Operacional, programas e arquivos quando a máquina é ligada.
Ou seja, a sua tarefa real é justamente gravar e armazenar os dados do usuário com segurança. Atualmente existem diversas opções no mercado e até mesmo modelos externos conectados via USB.
Conhecendo a história do Disco Rígido (HD)
Em meados dos anos 50, a empresa IBM elaborou um HD que era capaz de guardar apenas 5 megabytes. Embora hoje isso pareça muito pouco, em 1957, esse valor era suficiente para os computadores.
Ao passo que no ano de 1973 surgiu o Winchester de modelo 3340 e era bastante caro comprar um exemplar. Consequentemente foram surgindo diversos outros modelos cada vez com maior capacidade no mercado.
Tanto que na atualidade é possível conseguir comprar discos rígidos com capacidade em terabytes. Para quem não sabe existem algumas medidas de tamanho de arquivos, são elas:
Byte;
Kbyte;
Megabyte;
Gigabyte;
Terabyte;
Entre outros.
Então, esses novos HDs conseguem guardar uma quantidade de informação que chega a ser impressionante.
Modo de funcionamento de um HD
O HD funciona através de um método de gravação dos arquivos que é feito em discos magnéticos. Dessa maneira, eles são finos e existe uma cabeça que efetua tanto a leitura quanto a gravação no componente.
Assim, as trilhas vão sendo gravadas por essa cabeça que realiza a leitura e é composta de um eletroímã. Os principais itens que compõem um disco rígido (HD) são os seguintes:
Discos magnéticos;
Eixo;
Cabeça que realiza a leitura e a gravação no disco;
Braço;
Atuador;
Conector que leva energia ao componente;
Local para os jumpers;
Conexão que pode ser IDE ou de outro tipo em computadores mais modernos.
Basicamente o funcionamento é realizado com as seguintes operações:
Discos são colocados no eixo;
Eles então vão girando no interior do HD;
A cabeça efetua a leitura/gravação dos arquivos;
A bobina é quem utilizará os discos através dos impulsos magnéticos que permitem a gravação;
Esse item chamado de atuador é quem movimentará o braço na direção dos discos.
Então, a cabeça do HD realizará o processo necessário tanto de leitura quanto de gravação dos dados. Com isso, se torna possível guardar as informações na máquina sem o risco delas serem perdidas ao desligar a máquina.
O Boot do Sistema através do HD
Além de ser um componente importante para o computador, o HD ainda contém a localização do Sistema Operacional. Desse modo, o POST (programa) que fica na memória ROM poderá realizar o Boot.
Com isso, a primeira trilha presente no HD é que fará todo o processo de armazenamento dessas informações. Enquanto que isso permitirá com que a BIOS encontre o SO da Máquina.
Nesse local conhecido como trilha 0 é que estará presente o MBR que é o registro mestre do boot. Além disso, esse setor será lido pela Bios e então o Sistema Operacional é carregado corretamente.
Outro ponto importante é que o HD possui também uma certa capacidade que costuma ser em Gigabytes ou em Terabytes. Nesse sentido, isso indica o quanto que o componente consegue armazenar de arquivos e informações.
Antigamente era comum encontrarmos HDs bem pequenos com poucos gigas, porém atualmente as opções são muitas. Dessa forma, eles ultrapassaram a faixa dos Terabytes e usam tecnologias de ponta.
Os HDs externos
Bem como os HDs convencionais que estão inseridos no interior dos gabinetes de computador temos os externos. Sem dúvida, eles são excelentes e podem ser conectados via USB na parte externa da máquina.
Isso trouxe uma facilidade enorme e permitiu a realização de backups com muito mais facilidade e eficiência. Entretanto, existem outros tipos de entradas que também podem ser utilizadas para conectar o produto ao PC.
A importância do Backup no HD
Agora que compreendemos o que vem a ser um HD é importante falarmos sobre o backup. Para quem não está familiarizado com o tema, esse conceito significa copiar os arquivos e guarda-los por segurança.
Ou seja, o usuário efetua uma cópia dos dados e informações do HD para evitar que eles sejam perdidos. Já que problemas podem ocorrer na máquina e as informações são de grande importância.
Portanto, adquira produtos da mais alta qualidade e sempre realize backups quando for necessário. E não se esqueça que o HD é uma das peças fundamentais para que a máquina funcione corretamente.
Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).
Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.
Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".
Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.
Comments