top of page

O que é uma análise SWOT?

A análise SWOT é um tipo de estratégia que consegue ajudar as pessoas e as empresas em seus negócios. Desse modo, ela se torna muito importante na realização dos projetos e possui quatro tipos de variáveis.


Assim, quando essa técnica é muito bem utilizada é possível conseguir certas vantagens em relação aos concorrentes. Então é sobre isso que estaremos falando nesse artigo a respeito do assunto!


<a href="https://br.freepik.com/vetores/infografico">Infográfico vetor criado por gstudioimagen - br.freepik.com</a>
<a href="https://br.freepik.com/vetores/infografico">Infográfico vetor criado por gstudioimagen - br.freepik.com</a>

Definição de análise SWOT


Esse tipo de termo é amplamente usado no ramo administrativo e em outras áreas onde projetos são elaborados. Nesse sentido, essa técnica consiste em 4 itens que são os seguintes:

  • Strengths;

  • Weaknesses;

  • Opportunities;

  • Threats.

Traduzindo para o português temos a FOFA:

  • Forças;

  • Fraquezas;

  • Oportunidades;

  • Ameaças.

Basicamente a utilização desse conceito visa analisar quais são os riscos apresentados por um projeto/negócio. Enquanto que são observados todos os fatores tanto internos quanto externos do mesmo.


Com isso, a análise SWOT consegue demonstrar diversos pontos que indicam se os resultados serão positivos ou não. Ao passo que as vantagens competitivas de um setor poderão ficar mais evidentes.


De fato, os cenários e ambientes são observados respeitando toda a gestão de estratégia de uma empresa. Devido a sua simplicidade é possível utilizar essa análise em qualquer tipo de atividade que a pessoa quiser.



Como funciona a análise SWOT?


De uma forma resumida esse tipo de análise possui dois tipos de cenários distintos que são:

  • Forças e as Fraquezas: que são o ambiente interno;

  • Oportunidades e as Ameaças: que são o ambiente externo.

No primeiro ponto citado acima temos os pontos mais fortes da empresa e que devem ser valorizados na companhia. Enquanto que a gestão, funcionários, colaboradores e modelos são analisados nesse ponto.


Assim consegue-se definir qual o posicionamento que determinada companhia apresenta no mercado. Já no segundo ponto estão presentes os fatores externos de uma companhia.


Nessa parte da análise SWOT são observados todo o cenário econômico, os concorrentes e outros fatores. Vale lembrar que o ambiente externo não está sobre o controle da empresa e por isso é necessário um planejamento.


Então de uma forma mais simplificada teríamos:

  • Forças: as vantagens apresentadas frente aos concorrentes do mercado;

  • Fraquezas: pontos desfavoráveis em relação aos concorrentes diretos;

  • Oportunidades: caminhos que podem ajudar no crescimento;

  • Ameaças: fatores que podem dificultar os objetivos da companhia em questão.

No ramo do marketing o uso desse tipo de análise é fundamental para trazer informações importantes. Portanto, um bom planejamento estratégico requer uma análise bem detalhada e completa para melhores resultados.


Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).

Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.

Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".


Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page