O MS-DOS foi um sistema operacional amplamente utilizado nos primeiros computadores pessoais da IBM. Dessa forma, ele faz parte da história da informática e chegou a ser utilizado até os anos 2000.
Assim, o mesmo era baseado em linha de comando e os códigos realizam as principais funções de um computador. Então é sobre isso que estaremos falando nesse artigo que trará informações a respeito do DOS.
Definição de MS-DOS
Essa abreviação chamada de MS-DOS nada mais é do que Microsoft Disk Operation System. Nesse sentido, ele é um Sistema Operacional que foi amplamente usado nos computadores IBM PC.
Além disso, com o surgimento dos PCs (Computadores Pessoais) era necessário ter um software de alta qualidade. Dessa maneira, a empresa IBM estava em busca desse Sistema Operacional no mercado.
Ao passo que a mesma pensava em adquirir o sistema chamado de CP/M que havia sido criado por Gary Kildall. Consequentemente Bill Gates foi contatado para tentar negociar esse software.
Contudo, Bill resolveu se comunicar com a SCP e então realizou a compra dos direitos do 85-DOS. Em seguida Tim Paterson que era desenvolvedor (QDOS) passou a trabalhar na empresa Microsoft.
Com isso surgiu o MS-DOS e que foi inserido no IBM-PC e foi vendido para os fabricantes do setor. Sem dúvida o Sistema Operacional em questão fez sucesso inicialmente, porém com o tempo foi substituído.
Já que a interface gráfica dos novos sistemas começaram a chamar bem mais a atenção dos usuários. O Windows funcionava através do DOS e posteriormente eles foram integrados.
Alguns comandos do MS-DOS
Como parte do Windows é possível encontrar o DOS através do menu iniciar digitando cmd. Assim uma tela para a digitação dos comandos aparecerá e permitirá a realização de diferentes tarefas.
Confira alguns dos comandos mais utilizados no sistema:
MD: serve para criar um novo diretório (pasta);
RD: apagar algum diretório existente;
CD: permite adentrar e navegar entre as pastas do sistema;
Tree: visualizar a árvore de diretórios;
Dir: serve para mostrar o que está dentro de um diretório específico;
Type: visualizar o conteúdo de dentro do arquivo texto;
XCopy: permite copiar os diretórios de forma completa;
Ren/Rename: modifica o nome de um determinado arquivo;
Del: deletar arquivos;
Undelete: realizar a recuperação de dados apagados;
FC: comparativo de arquivos;
Edit: abre o editor de textos;
Format: formatar o HD (Disco Rígido) em questão;
Chkdsk: efetuar uma checagem do disco e também para retornar informações relevantes;
DiskCopy: realizar a cópia completa do disco (backup);
Cls: limpar todo o conteúdo presente na tela;
Data: apresentar a data corrente;
Time: mostrar a hora atual;
Find: permite efetuar buscas no sistema;
Label: renomear etiqueta que está presente em um determinado disco;
Help: exibir a ajuda do sistema.
Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).
Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.
Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".
Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.
תגובות