O Computador possui tanto o Hardware quanto o Software e sem esses dois conceitos a máquina não funcionaria. Com isso, se torna importante entender corretamente o que cada um deles representa.
Assim, estaremos explicando em detalhes a função que o Software desempenha ao ser aplicado no equipamento. Então é sobre isso que vamos falar nesse artigo que trará informações interessantes.
Definição de Software
Esse termo chamado de Software nada mais é do que a parte lógica do computador. Dessa maneira, a composição principal dele possui os programas e o Sistema Operacional da máquina.
Além disso, ele pode ser considerado como uma sequência de instruções que são escritas e interpretadas pelo equipamento. Enquanto que isso resultará na ação das tarefas que estão contidas nele.
Ou seja, se esse Software for feito para permitir escrever textos, a máquina irá entender o objetivo do mesmo. Como resultado disso o usuário poderá criar arquivos utilizando o teclado do computador.
Outra definição desse conceito é que ele possibilita que a máquina funcione através dos comandos dos programas. Dessa maneira, ele também fornecerá todas as instruções necessárias para o Hardware.
Ao passo que esse termo se torna a parte lógica do equipamento e sem ele nada aconteceria. Pois, não adianta ter as peças do computador corretamente adaptadas sem a presença do Sistema Operacional.
De forma resumida o Software é basicamente a parte não física e sim visual que o computador apresenta. Desse modo, se torna possível utilizar a máquina para a realização das mais diferentes tarefas.
Quais são os principais tipos de Software existentes?
Agora que já entendemos o que vem a ser Software vamos conhecer as categorias dele, confira:
Sistema;
Aplicativos;
Programação.
Estaremos falando em detalhes cada um desses itens a fim de facilitar a compreensão dos leitores.
Softwares do Sistema
O primeiro item da lista é justamente o Software de Sistema que tem uma importância extrema no equipamento. Já que sem ele nada funcionaria, pois sua função é manter a interface do usuário com a máquina.
Nesse sentido, temos o Sistema Operacional que engloba diversos programas e aplicativos em seu interior. Como resultado temos um ambiente para a realização das tarefas que são mostradas na tela do monitor.
Alguns exemplos muito conhecidos na área da informática são:
Windows (diferentes versões);
Linux;
MacOS;
Android;
Entre outros.
Vale lembrar que outros produtos também apresentam software, tais como o videogame e o celular. E ambos podem ter ou não um sistema operacional que realize comandos e funções para o seu Hardware.
Software de aplicativos
Esses outros tipos de Software são os programas e os aplicativos que podem ser usados no computador ou em celulares. Além disso, estão disponíveis para tablets, notebooks, iPhones e outros tipos de aparelhos.
De fato, eles são programados através de instruções (linguagem) e possuem um objetivo específico. Veja alguns exemplos abaixo:
Empresarial: programas voltados para o gerenciamento de uma empresa;
Apps: são instalados em celulares ou dispositivos móveis, um bom exemplo são os jogos;
Office: permite escrever textos, utilizar planilhas eletrônicas ou criar slides;
Banco de Dados: permitem armazenar dados para que sejam recuperados posteriormente;
Jogos: permitem com que o usuário se divirta com games na tela do computador;
Comerciais: sistemas pagos para os mais diversos objetivos;
Educacionais: visam ensinar os usuários sobre um determinado tema ou assunto;
Entre muitos outros.
Software para Programação
Para que os programas e aplicativos possam ser construídos é necessário um Software que permita essa tarefa. Assim, temos esses ambientes que permitem com que novos programas sejam criados.
Alguns exemplos são os seguintes:
Java;
Delphi;
Visual Basic;
C;
C++;
C#;
PHP;
ASP.
Sem dúvida, a lista é imensa e esses são somente alguns dos mais conhecidos do mercado. Cada um deles possui ferramentas específicas que permitem a construção dos mais diversos programas e aplicativos.
Resumo rápido sobre o que é Software
Por fim temos um pequeno resumo a respeito do assunto para que seja possível fixar os conhecimentos. Dessa maneira, o Software é a parte lógica de um computador ou equipamento eletrônico.
Assim, ele torna possível a realização das mais diversas tarefas e seria a parte inteligente da máquina. Como resultado disso o Software se torna o item principal para que o hardware possa desempenhar suas funções.
Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).
Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.
Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".
Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.
Comments