O algoritmo consiste em um termo amplamente utilizado no ramo da informática. Pois, ele tem funções específicas que ajudam a realizar as mais diversas tarefas.
Dessa forma, os programas de um computador ou outro equipamento podem obedecer a certas instruções. Então continue lendo o artigo que preparei a respeito deste tema tão interessante.
Definição de Algoritmo
Esse conceito chamado de Algoritmo consiste em diversos passos (instruções) que buscam certos resultados. Ou seja, são aplicados alguns códigos que servem como ações específicas para algo.
Desse modo, são criadas algumas regras que ajudam a manter o processo correto. De tal maneira, que o Algoritmo precisa iniciar e também terminar. Pois, ele não pode ser infinito, já que isso causaria problemas.
Então, todos os softwares e programas são escritos pensando dessa forma. Ao passo que eles recebem códigos de uma certa linguagem de programação. Onde as instruções geradas vão ser seguidas pelo equipamento.
No caso, do computador, ele seguirá os passos que foram previamente codificados. O interessante é que qualquer ação realizada possui algum tipo de código.
Desde um clique do mouse até um sistema de cadastro completo. Por certo, alguns sistemas são mais simples e outros bastante complexos. E por esse motivo esse tipo de tarefa necessita de programadores competentes.
O Algoritmo geralmente é elaborado no papel ou no próprio computador. Sendo que é possível construir um fluxograma para facilitar ainda mais. Ele também pode ser feito em português e depois passado para o inglês.
Assim, a máquina ou o equipamento conseguirá entender a linguagem e obedecerá aos comandos. Vale ressaltar que todo esse processo é bastante lógico e necessita seguir corretamente alguns passos. Vamos entender mais sobre isso nos próximos tópicos.
Onde tudo isso começou?
Isso ocorreu na época em que Charles Babbage tentava criar a sua máquina analítica. Com isso, uma mulher chamada Ada Lovelace criou um algoritmo voltado para esse equipamento.
Dessa forma, ela se tornou a primeira a realizar tal feito. E em sua homenagem surgiu uma linguagem de programação chamada ADA. Entretanto, na época Babbage não conseguiu criar a máquina que tanto esperava.
Porém, o Algoritmo passou a ser amplamente utilizados para as mais diferentes tarefas. Ao passo que os computadores começaram a implementar essas instruções em seu funcionamento.
Além disso, existem muitas tarefas que podem ser consideradas um algoritmo. Veja alguns exemplos:
Trabalhar ou estudar (todos os passos até concluir essas ações);
Cálculos efetuados por uma calculadora;
Criar um bolo seguindo sua receita;
Entre muitos outros.
Alguns exemplos básicos de Algoritmos
Para facilitar vamos escolher o exemplo do trabalho:
Passo 1: A pessoa ouve o despertador;
Passo 2: Então ela desliga o despertador;
Passo 3: Acorda e levanta da sua cama;
Passo 4: Ela lava o rosto e escova seus dentes;
Passo 5: Penteia o cabelo e veste suas roupas;
Passo 6: toma seu café da manhã;
Passo 7: Abre a porta com a chave;
Passo 8: Vai até a garagem e abre o carro;
Passo 9: Se dirige até o seu local de trabalho;
E assim por diante até concluir a tarefa.
Perceba que temos um Algoritmo durante todos esses processos. Onde são seguidas instruções (passos) até o resultado buscado. Então, qualquer ação rotineira pode ser enquadrada nessa categoria.
Exemplo prático de Algoritmo
Para que possamos entender melhor é interessante explicar o que são variáveis. Elas são espaços na memória que guardam algum tipo de valor. Por exemplo, elas podem guardar informações do tipo:
Nomes;
Cores;
Números;
Etc.
E nas instruções, esse conceito é amplamente utilizado para que os sistemas funcionem. Confira o exemplo a seguir, onde temos a soma de dois números específicos:
Início
Variáveis: Número 1, Número 2, Total: Inteiro;
Caixa de Entrada: coloque um número;
Caixa de Entrada 2: coloque um número;
As variáveis serão lidas pelo sistema (automático);
Total = Número 1 + Número 2;
Mensagem: O total para esse cálculo é será “”;
Conclusão.
Aqui temos apenas um exemplo simples e que não está codificado ainda. Mas é possível compreender o conceito do Algoritmo aplicado. Ao ser passado para uma linguagem de programação específica o computador entenderá.
E os passos serão seguidos até que tenhamos a soma dos dois números. Da mesma forma como a calculadora funciona. Logo após, a configuração correta o programa irá rodar.
E um compilador irá explicar para a máquina as instruções realizadas. Como resultado haverá um sistema que efetua esse tipo de cálculo. Porém, para funcionar todos os códigos precisam estar corretos.
Conclusão
Algoritmo é um termo técnico presente na área da informática e na tecnologia. Onde instruções e passos são seguidos pelo computador ou por outros equipamentos.
Desse modo, os aparelhos eletrônicos podem desempenhar corretamente as suas funções. E as pessoas podem contar com produtos de qualidade para facilitar nas mais diversas tarefas.
Portanto, essa é uma definição básica e um explicação simples sobre o assunto. Em outros artigos explicarei de uma forma mais avançada como funcionam os outros conceitos relacionados.
Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator. Autor de mais de 3 mil artigos escritos e publicados na internet (configurados para SEO). Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.
Contato para Redator Freelancer: claudio_publicitario@yahoo.com.br
Comments